-->

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Fundação de Direito Privado no HC continua avançando no Congresso

Enquanto o SINDITEST se contenta em fazer na quarta-feira, 6/8, um protesto intramuros junto com alguns centro acadêmicos da área da saúde, o Projeto de Lei 92/07 - instituidor das Fundações de Direito Privado, inclusive para hospitais universitários - avança em sua aprovação nas instâncias da Câmara de Deputados.

O PL 92/07 está na pauta da reunião de terça, 5/8, da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal-CCJ (clique aqui para ver toda a pauta). Seu relator é o dep. Tadeu Filippelli (PMDB-DF), que já escreveu seu parecer favorável ao Projeto.


Mantém-se a resistência de alguns parlamentares da esquerda, com destaque para a dep. Alice Portugal (PCdoB-Bahia), que apresentou reclamação à Mesa da Câmara dos Deputados para demonstrar que a Comissão de Trabalho da Casa (CTASP) usurpou de suas atribuições em relação à matéria ao incluir no texto a possibilidade de criar as Fundações na área de educação e pesquisa (caso do HC). Mesmo com esse protesto, se a CCJ aprovar o parecer do dep. Fillipelli, o PL 92/07 deve em seguida rumar para a votação final de todos os deputados federais no Plenário da Câmara, onde é muito grande a chance de ser aprovado.


Por isto, voltamos a insistir: somente se pode ter esperança de rechaçar a entrada da Fundação de Direito Privado com uma amplíssima frente de lideranças e entidades da sociedade civil contrária à privatização camuflada dos hospitais universitários e se os sindicatos souberem cercar, cobrar e pressionar cada deputado federal em seu estado natal.


Infelizmente, não é esse tipo de movimentação que o SINDITEST está fazendo nem esboça querer fazer. Mais parece que seus atuais diretores, embora se esmerem em discursinhos radicais, na prática real aceitam conformados a transformação do HC em uma instituição desvinculada da UFPR, sob comando não-público e com a estabilidade funcional de seus servidores amplamente ameaçada.

2 comentários:

Anônimo disse...

È duro ver a apatia desta diretoria do Sindicato, principalmente frente a um assunto tão serio como este.
Engraçado que em outros tempos estas mesmas pessoas gritavam e cobravam do sindicato uma postura mais incisiva!
Tão fácil e tão cômodo estar na posição que so cobra! Se ao menos fizessem agora metade do que cobravam e acusavam, quem sabe nao teríamos força pra ver nosso HC mais tempo longe da Fundação Estatal.

Anônimo disse...

Voce falou bem, GUFLOS!
Cansei de presenciar, ouvir esses pinfelizes nos corrredores do HC, tentando inflar as pessoas contra o antigo sindicato e se perguntando sobre essa fundação estatal. Agora que tão sentados no trono, simplesmente esquecderam do que falavam nos corredores. Aquela outra gestão, pelo menos, fez um encontro aqui mesmo dentro do hiospital pra falar do assunto, mas eles vão simplesmente deixar a fundação entrar no hospital!
O turma de sacanas.