-->

domingo, 24 de agosto de 2008

Fogueira das vaidades ?

A Diretoria do DCE é aquela que, por diferenças políticas internas, não teve embaraço algum em recentemente cassar mandatos de 7 diretores eleitos em 2007 pelo voto direto da base estudantil (clique aqui para ler a reação dos expulsos).


A Diretoria da APUFPR, esfrangalhada após várias defecções, tem na presidência alguém que nomeia a seu bel-prazer os amigos de suas posições políticas para integrarem a Comissão Paritária de Consulta (CPC) e publica Nota desmoralizando seu colega de categoria, prof. Emmanuel Appel, alijando-o da CPC.



A Diretoria do SINDITEST é aquela que faz assembléia-relâmpago, na surdina, dentro do HC, apenas para referendar o prato-feito da CPC elaborado por ela própria sem debates amplos com a base. E cujo vice-presidente foi o condutor da compra escusa em 2005 da "chácara-canil", que depois tentou aprovar na marra em assembléia de triste memória.

Tais os dirigentes sindicais que querem representar as opiniões de toda a comunidade acadêmica.

Membros dessas diretorias, e alguns prepostos por elas indicados para integrar a Comissão organizadora da eleição direta de reitor, parecem no momento guiar-se menos por apreço à efetiva democracia do que por caprichosos objetivos de grupo, tais como:



1.Afirmar-se contra seus opositores nas respectivas categorias. No caso da APUFPR, devido ao ódio devotado ao chamado Forum PROIFES, articulação concorrente da esvaziada ANDES. Quanto ao SINDITEST, interessa à Diretoria "Para-Todos" combater a oposição única representada pelo Núcleo "Avançar na Luta".



2.Confrontar e derrotar totalmente a máxima instância decisória do ente público UFPR (o CoUn), pretextando que sua composição é antidemocrática.

Para isso, desprezam acenos pelo entendimento e querem forçar a realização de uma eleição direta que a ampla maioria da comunidade universitária continua sem entender direito, e que negará quorum significativo caso abram urnas de qualquer jeito no dia 27/08.



O CoUn propôs rediscutir tudo e reabrir prazos de inscrição de candidaturas, realizando a eleição no final de setembro. Resta ver se os candidatos Cid e Zaki - que tem até agora coonestado o processo ditado pela maioria truculenta da CPC - darão ouvidos ao que indica o CoUn que pretendem no futuro presidir (se um deles torna-se reitor), ou se curvar-se-ão completamente às vaidades políticas dos atuais diretores dos entes jurídicos de direito privado que são as três entidades.



Um comentário:

Anônimo disse...

CLASSIFICADOS UFPR
Fazemos QUALQUER NEGÓCIO..!!
Vaga: Figura mais PODEROSA da
eleição da UFPR
Requisitos indispensáveis:
- Colocar em risco o direito duramente conquistado de organizar a eleição.
- Desqualificar, humilhar e acusar levianamente os colegas.
- Usar e abusar dos espaços públicos.
- Fazer qualquer tipo de acordo.
- Tomar o lugar do outro na marra.
- Rasgar leis, estatutos e outros que possam frear suas investidas.

Inscrições na CPC.