A nota a seguir foi redigida pelos diretores do Setor de Ciências Biológicas da UFPR e veiculada por email à comunidade daquele setor. Com o consentimento dos autores, reproduzimos seu conteúdo que ajuda a esclarecer a UFPR sobre o impasse em que se encontra o processo de escolha da Reitoria, neste momento porque as autoritárias Diretorias do SINDITEST e da APUFPR preferem ignorar a abertura de prazo para diálogo proposta pelo COUN e imaginam poder realizar uma eleição direta a ferro e fogo.
===========
NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE DO SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
À comunidade Setorial
À comunidade Setorial
Em razão das desinformações que vêm sendo divulgadas por listas de e-mail e imprensa externa referentes a processo de consulta a Comunidade para escolha de Reitor e como membro do COUN, gostaria de esclarecer o seguinte:
1. O COUN aprovou, por ampla maioria, a Resolução 79/08 que continha as normas gerais do processo de escolha para o cargo de Reitor. Os termos desta resolução foram acordados entre Comissão do COUN e as entidades APUFPR, SINDITEST e DCE;
2. Esta resolução regulou, entre outros aspectos, a delegação para uma Comissão Paritária do detalhamento dos procedimentos da consulta para Reitor no dia 20/8;
3. A Comissão foi formada por representantes das três categorias, indicados da seguinte forma: APUFPR, por assembléia; SINDITEST, indicados pela diretoria; e DCE, por indicação do conselho de entidades de base. No caso da APUFPR, a posição dos docentes foi discutida e aprovada em assembléia, por unanimidade;
4. Em reunião posterior, a Comissão Paritária solicitou prorrogação dos prazos de inscrição tendo em vista dificuldades na organização e/ou definição das normas detalhadas do processo. A divulgação destas normas foi no 31/7 p.p.;
5. A Comissão do COUN de acompanhamento do processo de consulta, solicitou ao Conselho Pleno a suspensão da Res. 79/08 e do processo, tendo em vista a total divergência entre as normas divulgadas pela comissão paritária (que previa a eleição para Reitor e Vice-Reitor) e a resolução do COUN. Em reunião com a presença de esmagadora maioria dos 54 membros do COUN, Conselheiros representantes das três categorias, além de representantes da comissão paritária e das entidades, inclusive sendo franqueada a palavra, foi aprovada por UNANIMIDADE a suspensão do processo para que fosse possibilitada a revisão da resolução buscando claramente um consenso.
6. Surpreendentemente fomos todos despertados na quarta-feira com um grave retrocesso nesta busca de consenso, com a deliberação de parte da comissão paritária de manutenção do cronograma do processo, inclusive com a acusação leviana ao COUN de virada de mesa, o que é inconcebível para uma decisão por UNANIMIDADE.
7. Procuraremos manter a Comunidade Setorial informada dos desdobramentos deste processo e para isso nos colocamos a disposição.
Certo de que a serenidade ainda deverá sobrepujar.
Atenciosamente,
Prof. Marcelo Aranha e Prof. Luiz Claudio
Conselheiros do COUN
4 comentários:
Curioso é termos presenciado alguns elementos durante a sessão do COUN de terça passada que demonstram o grau de desentendimento entre as várias representações das categorias. Por exemplo, no caso dos técnicos, todas as suas conselheiras votaram no adiamento, inclusive com uma delas sugerindo que deveria acontecer assembléia pra debater toda essa confusão.
A diretoria do SINDITEST estava com membros presentes na sessão que votou POR UNANIMIDADE esse adiamento e o presidente do sindicato chegou a declarar no microfone uma sugestão para REDAÇÃO DA RESOLUÇÃO FINAL DO ADIAMENTO! Ora, quem já está contra o adiamento, quem recusa todo diálogo, como pode participar ativamente da elaboração de uma resolução do COUN que recusa?? Haja contradição!
Igualmente deviam estar presentes professores ligados à atual direção da APUFPR e que não disseram um pio contra a resolução do adiamento.
O que parece é que tem setores nas entidades apostando unicamente em ver o circo pegar fogo, sem qualquer responsabilidade com o processo democrático construído a duras penas. Só interesssa a esses irresponsáveis seu umbigo e suas vaidades politico-pessoais.
Triste desfecho para uma UFPR que já foi exemplo de democracia na escolha de dirigentes...
Diretor de entidade querendo aparecer no jornal?
Diretor querendo criar polêmica?
Diretor querendo mostrar que é todo poderoso?
Já conseguiram.
Agora chega de palhaçada.
Se continuar assim o MEC chega e faz sua indicação.
É o fim do sonho da eleição direta para reitor.
Gostaria de ressaltar ainda, sobre a sessão do CoUn, que até mesmo conselheiros presentes, que concordaram, votando A FAVOR do adiamento dos prazos, a fim de que se pudesse debater melhor a questão da eleição, favorecendo uma troca de ideias e mais esclarecimentos à comunidade, saindo desta rteunião, aparecem como CANDIDATO,desconsiderando conpletamente a decisão unânime do CoUn. Ora, qual a credibilidade que um Reitor pode ter, se desde jà desrespeita um Conselho do qual poderá, se eleito, vir a presidir??
Esse caso está ficando chato e desgastante. Tá na hora de buscar a solução para o caso....
Postar um comentário