-->

domingo, 16 de março de 2008

Por mais um técnico no COPLAD

Na Greve de 2007, o Comando Local de Greve, por delegação das Assembléias, negociou junto à Reitoria uma pauta local. Um dos itens importantes era mais uma vaga de representação dos T.A. no Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (COPLAD), que obteve aval do reitor Carlos Moreira Jr.


Ao longo de inúmeras assembléias da histórica Greve dos 100 Dias, a categoria dos técnico-administrativos elaborou também uma pauta local, com mais de dez itens. O Comando Local de Greve designou alguns de seus membros para negociarem essa pauta junto ao Reitor, que respondeu favoravelmente a quase todos os itens. A própria vice-reitora, profa. Márcia Mendonça, comunicou publicamente as opiniões da Reitoria em Assembléia dos servidores no RU em greve, em julho/2007.




Um item fundamental dessa pauta era o aumento da representação dos técnicos nos Conselhos Superiores. Hoje os servidores técnicos possuem 4 vagas no Conselho Universitário (CoUn = COPLAD + CEPE), sendo 3 no COPLAD e 1 no CEPE; por seu turno, no CoUn, os alunos têm direito a 6 assentos e os professores (incluídos reitor e vice) detêm a ampla maioria de 36 vagas.



Ficou estabelecido na negociação, ainda em fins de 2007, que poderá haver a eleição de mais um técnico para o COPLAD. E essa eleição se daria já no primeiro semestre de 2008, mesmo que “solteira”, já que ano passado foram eleitas 3 representantes dos TA ao COPLAD.



Portanto, na condição de militantes que atuaram naquele Comando de Greve, por entendermos fundamental a ampliação da participação de técnicos nessa relevante instância decisória da UFPR, o Movimento Avançar na Luta considera fundamental que o acertado se materialize. Cobramos que a Reitoria convoque para breve a eleição de mais um representante (e suplente) dos TA para o COPLAD, reforçando nossa presença nesse Conselho, ampliando a democracia em nossa universidade. E, obviamente, esperamos que a Diretoria do SINDITEST assuma a bandeira e ajude a garantir essa conquista das lutas de 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

A turma do messia agora tá no sindicato, nao vai mais da bola pra Conselho.

Anônimo disse...

Creio que o mais importante agora é garantir essa vaga para a categoria. Aliás, esta vaga não foi uma concessão generosa do Reitor, mas sim fruto daquela vitoriosa greve.
Portanto, devemos lutar para garantir mais esse importante espaço para a categoria, ainda no primeiro semestre deste ano!!!