-->

sexta-feira, 22 de março de 2024

Greve da FASUBRA: a assembleia de 21 de março


Na manhã de quinta-feira, 21, no pátio da Reitoria, transcorreu mais uma assembleia geral da greve da FASUBRA que rola na UFPR. Cerca de 300 servidores se aglutinaram embaixo da tenda que está ali montada para as reuniões.

Nacionalmente, ainda está sendo montado o Comando Nacional de Greve (CNG), sediado em Brasília, que é responsável pelas negociações diretas com os representantes do governo federal, mas que também orienta diretrizes de mobilização para os mais de 60 Comandos Locais de Greve (CLGs), como os formados na UFPR, UTFPR, UNILA e IFPR.

Não poderia deixar de ser, um dos assuntos da assembleia de ontem foi a bem-sucedida mobilização dos e das ativistas da greve que se deslocaram até o Palácio Iguaçu numa quentíssima tarde, para se encontrar com o ministro da Educação Camilo Santana. O ministro veio até Curitiba para lançar o Programa Pé de Meia, ao lado do governador Ratinho Jr., nas dependências do palácio. O CLG viu aí uma boa oportunidade para (re)entregar ao ministro a pauta de reivindicações da greve da FASUBRA e deixar bem marcadas nossas posições e disposição de luta, nesta greve que é por tempo indeterminado.

O vídeo acima mostra o informe prestado na assembleia por Ivandenir Pereira, membro do CLG, que se encontrou pessoalmente com o ministro e lhe entregou os documentos do movimento paredista.

Este blog registrou em vídeo quase todos os trechos da assembleia da manhã de quinta-feira, cujos links de youtube estão na relação abaixo

Ao final da assembleia, os grevistas se dirigiram até o pró-reitor da PROGEPE para dele cobrar quais as intenções que teve ao fazer circular um memorando acerca da greve, que, politicamente, se apoia nos termos da IN 49/2023, uma instrução normativa que abre brechas para que grevistas sejam intimidados por chefias  em seus locais de trabalho em caso de adesão ao movimento.

Nenhum comentário: