Em 9 de outubro aconteceu assembleia dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi) no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas, reunindo em torno de 40 pessoas.
Após duas horas de debates, aprovaram-se as seguintes diretivas de ação:
1- Sobretudo, defender com firmeza a manutenção da consulta direta para a escolha da nova Direção do SIBI, da qual sairá uma lista de até três nomes (conforme número de candidaturas que se apresentarem), por ordem de votos obtidos, a ser levada até o reitor para nomeação do/da mais votado/votada.
2- A Direção nomeada pela Reitoria terá um mandato de quatro anos, praticamente coincidente com o mandato do titular da Reitoria.
3- A consulta e posse da nova Direção do SIBI devem ocorrer dentro de até 90 dias depois da posse do(a)reitor(a).
4- No período que medeia entre a aprovação do novo Regimento do SiBi pelo COPLAD (Conselho superior de Planejamento e Administração) e a posse de uma nova Direção do SiBi com mandato de 4 anos, será defendido que transcorra um mandato-tampão (de pouco mais de 12 meses), para cuja titularidade também se fará processo de consulta direta à comunidade do SIBI (com regimento eleitoral interno próprio, prazos de inscrição de candidaturas etc.).
5- Uma vez que surgiram questionamentos sobre itens do regimento novo do SiBi e do próprio organograma novo, nomeadamente o caso das atribuições concretas da figura de uma vice-diretoria (voltada a aspectos técnicos do Sistema e da BC), a merecer a concessão de uma gratificação de CD, ficou definida a constituição de uma Comissão para negociar diretamente com o reitor, antes da Sessão do COPLAD. Dessa Comissão participam membros tirados da própria reunião de 09/10, membro(s) do GAD, direção do SIBI, representação da diretoria do Sinditest e representação dos TAE no CoUn.
Semanas depois ocorreu a reunião dessa Comissão do SiBi com o reitor Ricardo Marcelo.
Quanto ao item reivindicado 5, foi colocado para o reitor a demanda sobre o segundo CD para o Sistema e o problema da falta de isonomia entre chefias de Bibliotecas quanto às FGs. Assim, além do segundo cargo de direção (CD 04), FG01 para a função de Secretário e FG01 para a Biblioteca de Jandaia do Sul, FG01 para as seções técnicas e funções gratificadas para subunidades de biblioteca.
Com relação ao segundo CD, o Reitor disse não ser possível o atendimento, embora reconhecesse sua importância para o SiBi, porque não haveria disponibilidade de nenhum CD no momento (mas fica registrada a requisição para quando surgir essa oferta). Acerca das FGs, Ricardo Marcelo assumiu compromisso de se reunir com o Pró-Reitor da PROGEPE e com o Coordenador da CGR para um possível remanejamento de FGs-01.
No caso dos itens 1 a 4 acima descritos, o tópico do regimento novo foi retirado da pauta da sessão do COPLAD de 23/10 porque o relator de pedido de vistas pediu maior prazo para dar seu parecer.
Sobre os itens 1 a 3, o reitor declarou posição favorável
Com referência ao final desta gestão desta reitoria e do mandato interino da atual diretora do SiBi, no que toca a um mandato-tempão (ou a prorrogação do atual mandato interino), ponderou Ricardo Marcelo acerca de desgastes "naturais" do processo de consulta, que se daria no final de 2019 ou início de 2020, e que isso poderia trazer impactos diretos na administração e no clima organizacional do SiBi. Com isto, atraiu para si a decisão final sobre o assunto.
O próximo capítulo dessa história será o debate do regimento novo na próxima sessão do COPLAD, em novembro, em que se espera haja bom senso entre todos os conselheiros para aprovar o que for melhor e traga avanços para a UFPR e para o SiBi.
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Com informações da servidora TAE Elenice, da BC.
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