-->

segunda-feira, 2 de julho de 2012

EBSERH enaltecida no Fantástico da Globo

Uma das "reportagens especiais" do programa Fantástico de ontem versou sobre os problemas que há décadas afligem os hospitais-escola das Universidades Públicas.  Combinando uma sucessão rápida de imagens que nada informam com entrevistas com estudantes e dirigentes, ao lado das tomadas de câmera sobre instalações precárias, o programa da Globo não trouxe nada de novo para quem trabalha em HU. Clique neste link para o vídeo da reportagem.

Mas é no terço final que o programa revela sua intenção de enaltecer a dita nova proposta para enfrentar os problemas históricos dos HUs.  Partindo do elogio às qualidades do HC de Porto Alegre, exibido como modelo, a reportagem finaliza apresentando a EBSERH como a saída. Fala-se também da UFPI, primeira IFES do país a aprovar a entrega de seu hospital às mãos da EBSERH.  Aí então é que se entende o adjetivo "especial" colocado para a reportagem comum da Globo, feita "especialmente" de encomenda para a EBSERH. O próprio presidente da EBSERH, José Rebelatto, foi entrevistado, como se vê no instantâneo da figura acima.

Na UFPR ainda vai ser pautado para o COUN analisar a adesão ao contrato com a EBSERH para gerir o HC, mas nenhuma decisão ainda foi tomada.  E um tema delicado como esse não virá na pauta enquanto transcorrer a campanha da eleição de reitor, pois o atual ocupante sempre foi esquivo sobre o assunto, deve continuar saboneteando enquanto não sair o resultado eleitoral.

5 comentários:

Valério disse...

Essa matéria postada aqui é uma boa deixa a os candidatos a REITOR,colocarem qual os seus prós e contras ,principalmente o reitor zaki pois para os servidores funpar mais vale uma VERDADE que faça chorar, do que uma MENTIRA que faça rir..Pois para mim tá claro que é mais um vírus criado pelo PT para desviar dinheiro publico e virar cabine de emprego politico é um projeto que não vai de encontro ao anseio da sociedade e sim dos apadrinhamentos políticos..!

Valério disse...

AH..a diretora do HC TA SE ACHANDO DONA DO HOSPITAL Fazendo dessa empresa um terror a os funcionários funpar dizendo que a empresa já entrou no hc e que tão todos na rua que politica baixa da administração e ainda tem traidores funpar apoiando ou orquestrando.O COUN NÃO APROVOU NADA ESTÃO SENDO REDUZIDOS A EXPECTADORES DO TRATOR AÇO NÃO SE TEM MAIS ERAR QUIA POIS SE ME LEMBRO O REITOR DEIXOU PARA O COUN DECIDIR E NÃO A DIRETORA ESSA TAREFA;;;;

Sebastião Dambroski disse...

A situação do hospitais universitários está caótica, este é um fato. Agora, acompanhar a reportagem sensacionalista GLOBAL e afirmar que a EBSERH vai solucionar o problema, isso é ALUCINAÇÃO.
Só a caneta não resolve os problemas brasileiros, é preciso muito trabalho e força de vontade para acertar. Discursos e empurra, empurra, não levam a lugar nenhum.
É preciso ação concreta.

Guaracira disse...

A EBSERH é a solução mais cômoda e descompromissada que o governo, gestores de hospitais e das Ifes têm de "resolver" o problemas dos HU's.
Acredito até que no primeiro momento a população nem se dê conta do quanto pode ser prejudicial a ela própria a implantação desta empresa. Os governos e não é mérito apenas deste, isto vem de longa data, fazem uma espécie de jogo: deixam (de propósito) a saúde chegar ao caos ( como temos atualmente)para poder "implementar" programas mais lucrativos, tipo a EBSERH, que num primeiro momento vai parecer sim, ser a melhor solução!! E muitos, inclusive os usuários irão aplaudir e aprovar.
Os efeitos nocivos somente aparecerão ao longo do tempo.
Infelizmente!!!

Valério disse...

CONCORDO SEBASTIÃO;O Hospital de clinicas vive um caos na administração. Desde que os reitores aboliram a ELEIÇÃO Para DIRETOR GERAL e empossaram como cargo de confiança pessoas sem o minimo conhecimento Hospitalar e Administração virou um caos.Mais tudo isto porque ? .É a dita injunção politica que o ZAKI coloca na sua carta proposta de reeleição a onde o cargo de diretor geral e outros na UFPR/HC .. Perdem autonomia no ponto de vista de administração hospitalar e fica sujeito ao REITOR para lóbi politico.SE não houver eleição para diretor HC com a entrada da EBSRH aí que o HC Perde o pouco de autonomia que tem escravizando o corpo funcional e a população e alunos de medicina a tal EBSRH Pois o HOSPITAL DE CLINICAS E OS TRABALHADORES QUE LA LABORAM SÃO MUITO MAIS QUE UM JOGO POLITICO DE INTERESSES!!!!!