Os conselheiros da máxima instância decisória da UFPR foram novamente chamados pela reitora em exercício Márcia Mendonça para analisarem o processo sucessório da Reitoria, depois que, semana passada, a Comissão Paritária das entidades (CPC) publicou o seu Regimento Eleitoral. A sessão do CoUn ocorrerá na manhã de terça-feira, 5/8.
Um ponto polêmico desse Regimento feito pelas entidades, como se sabe, é a exigência de que pretendentes ao comando da gestão 2008-2012 da UFPR inscrevam-se em chapa completa (reitor e vice) para poderem participar da eleição direta marcada para 27 de agosto. As entidades esclarecem que a eleição agora de um vice não vai no sentido de questionar o tempo de mandato da vice-reitora Márcia, pois esta tem direito a completar o seu mandato de vice até abril de 2010, e somente depois disso o vice eleito este ano poderia assumir. Mesmo assim, há resistências de professores sobre esse ponto definido pelas entidades.
Em resumo, a situação mantém um bom grau de confusão, de incertezas... Quem já se apresentou como candidato, ainda não sabe se realmente terá de providenciar um vice, e também se o calendário eleitoral se mantém diante dessas dúvidas. Isto talvez leve ao surgimento da proposta de dar-se mais tempo para que CoUn e entidades acertem seus entendimentos, um adiamento de todo o processo para que a própria comunidade acadêmica consiga engajar-se ativamente para votar e para conhecer mais de perto os programas político-administrativos das candidaturas. Com efeito, um adiamento de algumas semanas seria benéfico para a democracia dentro da UFPR. Enquanto isso, o MEC pode esperar para receber a lista tríplice.
Um comentário:
Preocupante
Com pouco tempo de campanha fica difícil conhecer e avaliar os candidatos. Atropelar o processo só serve a quem tem algo a esconder.
Ver a diferença entre propaganda de campanha feita por marqueteiro profissional e a real postura de cada um junto a comunidade requer um certo tempo de análise e reflexão.
Postar um comentário