-->

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ATENS atinge status de sindicato nacional na categoria técnico-administrativa das Universidades

A Associação dos Técnicos de Nível Superior (ATENS) obteve sua Carta Sindical em dezembro  de 2016.  A notícia chegou ao I Congresso da ATENS–SN, realizado em Belo Horizonte de 14 a 17 de dezembro, levando euforia aos delegados e diretores sindicais presentes. Não por menos, afinal essa carta sindical era aguardada já havia três anos!

Por Guaracira Flores, pela ATENS da UFPR

O que significa isto?
Com a obtenção da carta sindical, o ATENS-SN passa a ser oficialmente o único representante dos Profissionais de Nível Superior das IFES – Instituições Federais de Ensino Superior. Desta forma, sempre que houver negociações com o governo federal, é o ATENS-SN que sentará à mesa de negociações representando e defendendo esses profissionais. Os antigos sindicatos aos quais os TNS estão filiados perdem a condição de representá-los. No entanto, caso seja da vontade de qualquer TNS manter-se filiado a seus antigos sindicatos, poderão fazê-lo, conscientes de que estes não os representarão mais. Poderão assim manter-se filiados aos dois sindicatos: o antigo e o ATENS-SN, só que estarão contribuindo financeiramente para um sindicato que já não o representará em nenhuma das negociações que surgirem.


A situação na UFPR
Existem modos diversos de filiação ao ATENS-SN:

1)Filiação Direta de cada profissional entrando em contato com o Sindicato Nacional, através do site: www.atens-sn.org.br.  Onde não houver ainda na IFES, pode ser formada localmente uma Coordenação.

2)Seção Sindical: ao atingir um número 'x' de filiados diretos, forma-se uma Seção Sindical, com CNPJ e todas as características pertinentes.

3)Formação de um Sindicato local conforme a evolução natural da Seção Sindical para  a condição de sindicato, requerendo, no entanto, o alcance de estruturas físicas e recursos humanos maiores.

A partir das alterações estatutárias realizadas no I Congresso do ATENS-SN, não é mais exigido um número mínimo de filiados para passar de Coordenação a Seção Sindical e desta para Sindicato.

Na UFPR, existe uma Coordenação Local, criada em 04/12/2014, cujo representante era o Técnico em Assuntos Educacionais Mario Setim.  Atualmente, ela está sob responsabilidade da farmacêutica Guaracira Flores da Silva.
--------------------------
Guaracira participou como delegada da UFPR no Congresso do ATENS-SN em BH.

Nenhum comentário: