-->

sábado, 18 de abril de 2015

DCE da UFPR desocupado por tropa de choque da Polícia Federal

Na tarde deste sábado (18), por volta de 14 horas, uma tropa de choque da Polícia Federal, com cerca de 20 soldados, perfilou-se na rua General Carneiro, diante da sede do DCE da UFPR, exigindo que ocupantes considerados indevidos deixassem o local.

Isso derivou da intenção da Reitoria da UFPR de desocupar inteiramente o prédio de 5 andares que historicamente pertence aos estudantes desde sua construção no começo dos anos 1960, no sentido de realizar ali uma reforma estrutural.  Os estudantes questionam as intenções do reitor Zaki , supondo que ele queira na verdade desalojar a sede estudantil e abrigar estruturas da Administração (como já aconteceu na época da ditadura militar).


A reforma do prédio é necessária e o DCE com a Reitoria podem entrar em entendimento quanto a isso. No meio intervieram interesses da oposição à diretoria do DCE e de diversos coletivos que hoje ocupam, morando ali ou não, os andares do DCE.  Diante da resistência destes "coletivos" em liberar o prédio, a Reitoria usou o recurso extremo da reintegração de posse através do poder coercitivo da PF, uma vez que o prédio é federal.

Depois de uma hora de negociação, os ocupantes se retiraram e a PF entrou para vistoriar as condições do edifício.  Felizmente, tudo transcorreu sem confrontos físicos.

Abaixo está o depoimento do assessor da Reitoria dizendo que dentro de um mês o prédio já poderá voltar ao controle da Diretoria do DCE.  Questão de cobrar duramente do reitor!



2 comentários:

Anônimo disse...

Ora não vejo problemas em usar o prédio para fins administrativos. Quantos servidores da ufpr estão trabalhando em verdadeiros "porões"? Não bastava para o DCE apenas um andar? Ainda mais se o espaço era apenas usado para festas barulhentas que incomodam toda a vizinhança. Além de deixarem vandalizar um espaço público.

PARANÁ disse...

o prédio do DCE esta um verdadeiro Lixo!

tem que ser feita a reforma e o prédio deve ser devolvido ao Movimento estudantil. agora, tem que ser cobrado mais responsabilidade dos responsáveis pela utilização deste espaço.

quantas reformas já foram realizada neste prédio? quanto dinheiro publico investido neste espaço, não é justo não terem responsabilidade com tanto investimento aplicado, lutam contra o esperdiço de dinheiro publico, então, que valorizem os investimento realizados.