-->

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reitoria convoca Comissão Pró-Estatuinte

A gestão Zaki Akel tomou uma medida avançada. Isso é raro, mas tomou.  Compôs uma comissão com membros de seu staff e representantes da comunidade universitária da UFPR para debater como poderá se dar o processo de reformulação de seu Estatuto e Regimento.  Isto era bandeira levantada no imediato pós-final da ditadura militar, quando da primeira eleição direta de reitor da UFPR, em 1985.

Recordando aquela época (1986), formou-se então um grupo de professores, designado pela reitoria, para propor regras à convocação de uma assembleia estatuinte.  A coisa não andou porque o segmento docente insistia em ser maioria absoluta, encontrando resistência de técnicos e discentes, e a ideia da "Estatuinte" foi posta a dormir.

Desta vez, segundo reporta uma matéria publicada ontem no site da UFPR, a Comissão formada pretende "coordenar as ações de reflexão sobre a Universidade, através de seminários, palestras, oficinas e pesquisas. Em outubro, a comissão deve apresentar proposta ao Conselho Universitário para a organização do Congresso Estatuinte, que será realizado em 2013."

A Comissão está composta pelos seguintes membros: Maria Amélia Sabbag Zainko, pró-reitora de graduação e presidente da comissão [foto]; Eva Cristina Rodrigues Avelar Dalmolin e Marcos Antônio Marino, decanos dos conselhos da universidade; Luiz Allan Künzle, (APUFPR), Maurício de Souza (Sinditest), Rafael Luis Takahashi (DCE) e Marlei Fernandes de Carvalho (APP).  O colega Maurício, da UFPR-Litoral, foi indicado pela diretoria do Sinditest.

Como está em curso a discussão das regras para a eleição direta da Reitoria, e as categorias realizarão suas assembleias de base para avaliar novas propostas para essa eleição, a questão dessa Estatuinte pode também já ser inicialmente abordado, uma vez que o tema da paridade na gestão colegiada da Universidade sempre está em pauta.


Um comentário:

PARANÁ disse...

A DIREÇÃO DO SINDITEST DEVERIÃO ADOTAR A MESMA PRÁTICA.
EU ESTAREI A DISPOSIÇÃO A HORA QUE FOR, PARA MUDAR ESTE ESTATUTO. DO GEITO QUE ESTA NÃO DA MAIS PARA FICAR.