-->

terça-feira, 25 de junho de 2024

Pela Educação Pública, mais verbas para as Universidades e salários dignos - Ato em 26/06


Servidores e servidoras técnico-administrativos/as estão em greve há mais de 100 dias, reivindicando uma pauta geral e uma específica, esta em torno da recomposição salarial de cerca de 35% (resultado dos 7 anos sem quaisquer reajustes sob Temer e Bolsonaro) e a reestruturação da carreira (PCCTAE)
.

Contudo, na maltratada esfera da Educação Pública, defendê-la não se resume a melhores salários e benefícios para seus trabalhadores e suas trabalhadoras.  A dotação de recursos orçamentários da União para o custeio das IFES caiu brutalmente a níveis de mais de dez anos atrás, atingindo o fundo do poço, é claro, durante os anos Bolsonaro.  Mesmo agora, sob Lula, ainda não se conseguiu retornar ao mais alto índice de verbas, que foi em 2015, sob Dilma (estamos em menos da metade dos recursos daquele ano).

Assim, é também fundamental que tanto TAEs, como docentes e estudantes, prossigam a luta para que, na feitura do orçamento para 2025, haja substancial aporte de mais recursos para as IFES, em custeio e capital. Que é o oposto do que exigem os banqueiros e especuladores do grande capital financeiro, que cobram cortes de verbas da Educação e da Saúde, para "honrar" o pagamento dos escorchantes juros da dívida pública para aqueles que ficam à toa em suas mansões só vivendo de rendimentos, sem produzir nada.

Por  isto, o Comando Estadual de Greve dos TAEs do Paraná convoca um Ato Público para a manhã de 26/6, 4a.feira, a partir das 08h30, na Praça Santos Andrade.  Participemos todos. Não larguemos a bandeira da defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!

Nenhum comentário: