O ginásio do Círculo Militar, na manhã de hoje, ficou lotado com cerca de 3.500 pessoas atraídas principalmente pela presença do ex-presidente uruguaio Jose "Pepe" Mujica. Destes, 1.350 eram da comunidade da UFPR, entre alunos e servidores TAE e docentes, segundo informou a organização do evento denominado "Democracia na América Latina". O patrocínio e organização foram do Laboratório de Cultura Digital.
O Encontro foi aberto por uma orquestra que executou quatro peças musicais, começando pela famosa "Al otro lado del rio", do uruguaio Jorge Drexler, tema do filme "Diários de Motocicleta" e ganhadora do Oscar de melhor canção de 2005. Também na abertura, a enorme plateia bradou palavras de ordem de "Fora Beto Richa" e "Fora Temer", com muito ímpeto contra o governador massacrador e o presidente interino golpista.
A professora Andrea Caldas, diretora do Setor de Educação da UFPR, mediou o seminário, cuja mesa contou, além de Mujica, com a historiadora Heliana dos Santos, a professora Livia Morales, da UNILA e o professor da UFABC Gilberto Maringoni.
Pepe Mujica (com as mãos nos joelhos), entre outros palestrantes
Entre tantas passagens dignas de nota de sua intervenção, Mujica assinalou que "não se trata de apenas lutar por democracia, mas por uma nova civilização", criticando que a atual organização societária sob domínio da ideologia capitalista individualista, enquanto leva milhões ao desemprego e à miséria, estimula o hiperconsumismo como modo de vida.
Comentou o ex-presidente que sua geração de revolucionários acreditava que nacionalizar os meios de produção e promover distribuição mais igualitária das riquezas produzidas bastaria para gestar o "novo homem" (de que tanto fala Antonio Gramsci), mas que pensar assim (simploriamente) foi um erro. Fundamental, disse o octogenário político, para de fato alcançar uma nova civilização é, concomitantemente àquelas medidas, transformar a cultura na mente de cada um, enquanto apontava com o indicador para a própria cabeça. Para o que é imprescindível um longo esforço de educação e conscientização política, um trabalho de várias gerações.
A TV-UFPR não conseguiu fazer transmissão ao vivo do evento, mas em breve deve estar disponível um URL com a gravação integral para os que não puderam estar presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário