-->

sábado, 9 de novembro de 2013

Adesão do HC da UFPR à EBSERH: prossegue campanha na Gazeta do Povo

A edição deste sábado (9) do jornalão burguês de Curitiba traz entrevista com o superintendente do Hospital Universitário de Brasília (HUB), enaltecendo as vantagens da adesão da UnB à EBSERH e descartando problemas.  A matéria "Adesão à EBSERH só nos trouxe benefícios" na Gazeta abre com o seguinte trecho:

"A perda de autonomia administrativa foi a principal razão alegada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para não aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O órgão criado pelo governo federal em 2011 visa resolver a falta de pessoal nos hospitais universitários, um problema crônico no Hospital de Clínicas da UFPR.  Em janeiro próximo, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) completa um ano de adesão à Ebserh. Ao avaliar os últimos dez meses, o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho [foto], é taxativo: não houve perda de autonomia. Segundo ele, as decisões referentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão continuam a ser conduzidas pela Universidade de Brasília (UnB). 'A autonomia universitária está mais garantida com a Ebserh porque não existe autonomia universitária sem autonomia financeira', afirmou, em entrevista à Gazeta do Povo."

O tempo passa e devagar vai-se dando o estrangulamento de recursos financeiros e de pessoal do HC, criando o cenário para que a UFPR seja forçada a entregar o hospital à gestão da EBSERH.  Lembramos matéria deste Blog de 06/agosto/2012 ("EBSERH: o plano da Reitoria da UFPR"), que advertia sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), feito por equipe sob comando do vice-reitor Mulinari.  Na versão inicial do PDI, a criação daquela empresa pública dentro do MEC já era vista como oportunidade a ser agarrada, como mostra a figura abaixo, copiada do PDI.  Apesar de o então reitor-candidato negar tudo de pés juntos e dos alertas da candidatura de oposição na eleição da Reitoria de 2012. Logo, não haverá muita surpresa se o COUN for chamado - em condições oportunas e especiais - para reconsiderar suas decisões acerca da EBSERH.
Foto de trecho do PDI-Anexo sobre o HC

3 comentários:

Lucia disse...

Aqui na UFPR não há o que temer. Os paladinos do PSTU não vão permitir a implantação da empresa. Será???

Agora que ganharam a eleição vão fazer uma marolinha aqui outra ali e dizer que não deu pra evitar. Afinal o que interessa MESMO é cooptar camaradas pra campanha de 2014.
Quem viver verá...

Luis Otávio disse...

É bem perceptível a diferença de força entre a campanha a favor da Empresa Brasileira feita pela imprensa e as fracas manifestações do nosso sindicato. Pouca força e pouco empenho tem feito com que a briga seja desigual. Fica evidente que o objetivo do grupo era permanecer no sindicato e fortalecer o partido, o resto é o resto.

Anônimo disse...

É admirável que Curitiba com tanto conhecimento e tantas possibilidades de crescimento mantenha essa resistência absurda em não aderir à ebserh,lamentavelmente quem perde com isso é a comunidade.