-->

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Polêmicas na Comissão organizadora da eleição direta da Reitoria

Um dos problemas que impregnam a Comissão das entidades que organiza a eleição direta da Reitoria da UFPR começa na sua própria composição, pelo fato de incluir três diretores do SINDITEST que não passaram pelo crivo de uma assembléia geral mas foram designados por uma canetada do seu presidente. Até o Conselho Universitário, em sessão recente, recomendou (não obrigou) que o SINDITEST realizasse assembléia para referendar seus representantes.

Outra polêmica na Comissão tem a ver com a feitura do Regimento da eleição direta. Não valorizando o próprio fato de poder acontecer uma eleição direta para preencher o cargo do reitor fugidio, as entidades DCE e SINDITEST insistem para que os eleitores sejam convocados a votar em chapa completa - reitor e vice - em agosto, desconsiderando que a atual vice-reitora Márcia tem direito a permanecer mais dois anos no cargo. Setores do movimento estudantil e uma parte da liderança dos técnicos querem eleger desde já também o vice-reitor, que teria de esperar dois anos para assumir, em 2010. Lembramos que eleição 'solteira' para vice-reitor já ocorreu em 1986 e em 2003, sem causar problemas à vida universitária.

A divergência mais importante, porém, pode se dar acerca da fórmula de cálculo dos votos paritários. O DCE quer mudar uma fórmula usada desde 1985, que leva em conta todo o eleitorado de cada categoria, alterando-a para que somente se calcule com base no número de eleitores comparecentes à urna. Uma discordância dessa natureza só pode ser discutida e resolvida convocando-se instância mais ampla que a mera Comissão Eleitoral de 9 pessoas, chamando-se assembléia geral. As bases de cada categoria devem opinar a respeito disso, e é preciso atingir um consenso, sem o qual a realização da eleição direta ficará num impasse.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fascismo,Nazismo,Salazarismo,Totalitarismo,Autoritarismo. Precisamos urgente evitar que surja o "Sinditestismo".

Anônimo disse...

Oi Mané-utfpr!
Será que já não surgiu o sinditestismo???
Quando nos deparamos com a diretoria do PARATODOS indicando como representantes da categoria, QUATRO DIRETORES para compor uma comissão eleitoral, sem passar por assembléia, pode ser um indício de que o ISMO ja chegou ao sindicato.
E para justificar essa atitude autoritária e anti-democrática, eles alegam que: " temos legitimidade, fomos eleitos pela ampla maioria dos votos"! São legítimos porque foram eleitos, claro! Mas não pela maioria dos votos! Na verdade foram eleitos com 36% dos votos! É so consultar a ata da comiossão eleitoral...Isso é maioira??!!

Anônimo disse...

Quem são os delegados que vão discutir aposentadoria na Fasubra?
Quem são os representantes da comissão eleitoral?
Quem são os delegados do encontro regional da Fasubra?
São meus representantes, mas não sei quem são e nem quem escolheu.
Se isto não é Sinditestismo então o que é?

Anônimo disse...

Acho que vocês estão exagerando no ISMO do pessoal do Sinditest. Pra ser um ISMO tem que ter idéias, certo? E o número de idéias daqele pessoal não enche nem uma página...

Anônimo disse...

Bom! ismo quer dizer também idéia. Como são "nulos" sugiro NERISMO ou quem sabe "BROCRISMO" o pessoal do "broco". Nerismo=idéia ou pensamento nulo. Tá resolvido.