-->

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A proposta conciliatória da Comissão Eleitoral para o dia da eleição de reitor

No dia de hoje transcorreu a primeira reunião da Comissão Paritária de Consulta (APUFPR, DCE e SINDITEST) depois que a sessão de ontem do CoUn reiterou que pretende instalar o Colégio Eleitoral no dia 27/8 mesmo. Na matéria de ontem, constatávamos que essa decisão do CoUn soava como imposição e desafio à autonomia das entidades que historicamente sempre organizaram a eleição direta de reitor, o que poderia conduzir a impasses e confrontos indesejáveis.


Soubemos por fontes da própria Comissão de entidades que, por unanimidade, aprovou-se hoje uma data da consulta direta que pretende acalmar a aflição da maioria dos membros do CoUn: o próprio dia 27 de agosto. O período de inscrição de candidaturas mantém-se inalterado, indo de 4 a 6 de agosto.


O prazo de envio ao MEC da lista de 3 nomes, contendo o vencedor da consulta direta no topo da relação tríplice, é 29 de agosto. Com a eleição direta ocorrendo das 08h00 às 21h00 do dia 27/8, restará aos membros do Colégio Eleitoral (CoUn + Conselho de Curadores), elaborador da lista tríplice, reunirem-se no mesmo dia, se o quiserem, e aguardarem a contagem de cédulas e proclamação do resultado do voto direto da comunidade.


A Comissão Paritária de Consulta definiu o dia 31 de julho como o prazo para finalização de todas as normas da eleição direta. Até lá ainda pendem para resolver as polêmicas relativas à eleição ser por chapa completa e à fórmula de cálculo da paridade. Questões importantes que, a nosso ver, precisam ser compartilhadas e debatidas com a base de cada categoria, em assembléia geral.

Nenhum comentário: