Nesta quinta-feira, 23, a partir das 10h00, no anfiteatro do 7. andar do Anexo B do HC, acontece uma assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras da Funpar do Hospital, convocada conjuntamente pelo sindicato oficial da categoria - o SENALBA - e pelo SINDITEST-PR.
A intenção é prosseguir no esclarecimento dos fatos mais recentes envolvendo a representação formal oficial dessa base de trabalhadores, segundo determinações da Justiça do Trabalho, bem como retomar encaminhamentos para levar a termo o ACT de 2019.
Espera-se bom comparecimento do pessoal da Funpar e um real interesse de se inteirar das questões a serem postas pelas duas entidades sindicais, desde as decisões tomadas pelo juiz do trabalho no mês de março deste ano sobre o processo eleitoral sindical de 2018, mas também recuperar o que foi a desastrada ação judicial (de 2014) impetrada por antiga Diretoria do SINDITEST-PR, a partir da qual esta entidade perdeu toda chance de efetivamente (e oficialmente) poder representar os funparianos.
Objetivamente, a situação é esta:
1-A Justiça trabalhista, provocada por ação judicial da Diretoria do SINDITEST em 2014, determinou que TODA a base de trabalhadores funparianos (no HC ou fora dele) não deveria estar sob a alçada do SINDITEST e sim do SENALBA.
2-O Congresso de reforma estatutária de 2015 NÃO incluiu a Funpar como base do SINDITEST.
3-O Juiz trabalhista, em março de 2019, reiterou o entendimento de 2014 de que o sindicato oficial da Funpar é o SENALBA.
4-Em declaração em abril de 2019, o reitor da UFPR (por extensão a Superintendência da Funpar) afirmou que somente negocia o ACT com o sindicato oficial representante da Funpar, ou seja, o SENALBA, e que não reconhecerá nenhuma Comissão que pretenda falar autonomamente em nome dessa base e que desconsidere o SENALBA.
5-A atual Diretoria do SINDITEST - gestão 2019/2021 - se dispõe inteiramente a colaborar no processo negocial do ACT/2019, no que puder contribuir, de modo que os trabalhadores da Funpar possam ter um ótimo ACT (aliás, segundo o reitor Ricardo Marcelo, essa é a atual predisposição dele).
6-Independente de divergências políticas que existem na base Funpar e em relação à Diretoria atual do SINDITEST, o bom senso recomenda um trabalho unitário e responsável, para se chegar a bom desfecho neste ACT/2019.
Protestos políticos, atuação disparatada de grupos movidos por ressentimentos e iras várias não ajudarão na assembleia nem no processo do ACT. Quando muito, podem "desopilar o fígado" de uns ressentidos eleitorais, mas não terão o menor efeito prático no sentido de se alcançar um bom ACT. Acreditamos que ao final de contas prevalecerá o bom senso e responsabilidade da ampla maioria para se chegar a um resultado concreto positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário