-->

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Metendo a mão no bolso do sindicalizado através da fraude do "Congresso"

Sorriam, filiados e filiadas do Sinditest! Melhor, gargalhem. Em breve, vocês verão seu contracheque com uma agradável surpresa: sua mensalidade sindical arrebatada em dobro! Sim, um aumento de 100%. 

Não que isso em si seja um descalabro: debatido decente e democraticamente, depois de amplo conhecimento em toda a base, pode-se com tranquilidade concordar em elevar o desconto de 0,5 para 1% sobre o Vencimento Básico, numa votação realizada numa assembleia geral normal. Afinal, o assunto nem é tema do Estatuto do Sinditest.

No entanto, a Diretoria “Sindicato é pra...” (pra quê mesmo? Iludir?) vai meter a mão em seu bolso após realizar uma gigantesca fraude num processo que ela, a Diretoria, chamou de “Congresso da Reforma Estatutária”, ocorrido no final de 2014. Nessa fraude - em que muitas vezes passaram listas de abaixo-assinado para parecerem listas de presença de assembleias fictícias - a Diretoria quer dar a impressão de que teria havido um “Congresso”, cujo quórum estatutário de 20% do total de filiados (cerca de 1.200 pessoas) teria sido atingido, com isso legitimando as mudanças desejadas. Entre as mudanças, a elevação de 0,5 para 1% no desconto da mensalidade.

Na enorme fraude do “Congresso”, forjaram atas (e listas de “presença”) de assembleias que teriam sido realizadas no Centro Cirúrgico, nas UTIs, na creche e no laboratório do HC. Quem consegue imaginar uma “assembleia” em pleno Centro Cirúrgico? E com supostamente 51 servidores do HC! Ainda assim, a fraude colossal não chegava perto do quórum necessário.

Então, pasmem, leitores: há uma ata descrevendo uma “assembleia” em pleno almoço de confraternização na sede social da rua Marechal Deodoro, em 7 de novembro passado... Podem mentalizar a imagem daquele salão cheio de mesas com as pessoas brandindo seus talheres e ao mesmo tempo “em assembleia” para deliberar sobre assuntos do Estatuto? Aquilo foi o cume da fraude, porque naquele almoço explicitamente a presidente da Diretoria PSTUísta conclamou, ao microfone, para os convivas se dirigirem até determinada mesa e colocarem suas assinaturas em apoio às modificações do Estatuto. Quem na boa fé foi lá assinar nem sabia do que se tratava.

Este Blog, desde outubro, denunciou a fraude do tal “Congresso”, em postagens como “O Congreço do Sinditest. Congresso?”, “Um sindicato alienado e dois congressos”  “Fracasso anunciado”  e outras. Não adiantou. Eles prosseguiram na perpetração da fraude.

E, tendo começado mal, prosseguem mal, tentando legitimar sua fraude, tal como aparece em matéria publicada hoje (28) no site do Sinditest. Obrigam-se a mentir deslavadamente ao afirmar, nessa matéria, que “Foram realizadas ao todo 30 Assembleias na base formal (legal) de representação do sindicato... Em todas essas Assembleias, as propostas de alteração apresentadas pela Diretoria do Sinditest foram aprovadas por maioria ou por unanimidade.” Bem, caros leitores, já citamos acima a “assembleia do almoço”; se você porventura foi a esse almoço, terá sido testemunha ocular do tipo de “assembleia” ali ocorrida.

O processo todo foi feito de maneira fraudulenta, autoritária e no atropelo, sem a menor consideração com as sugestões de método que a OPOSIÇÃO havia apresentado para a Diretoria do sindicato desde julho/2014. Depois que convocaram na marra a fraude congressual, a OPOSIÇÃO avaliou que o processo estava equivocado e entregou à Diretoria um Manifesto expondo os motivos pelos quais não iria participar e validar aquilo. Esse documento, subscrito por cerca de 70 servidores, reproduzimos abaixo:


MANIFESTO 

"Curitiba, 2 de outubro de 2014 

À Diretoria do Sinditest-PR gestão 2014-2015 

Srs. Diretores, 

Vimos, por meio deste, MANIFESTAR nosso posicionamento diante da convocatória, publicada no site do sindicato, de um “II Congresso do Sinditest” indicado para o início de novembro. Após examinar o conteúdo daquela convocatória, referenciando-nos em toda a luta de anos em busca de uma profunda e democrática reforma do Estatuto desta entidade sindical, expressamo-nos nos seguintes termos: 

CONSIDERANDO que a atualização do defasado Estatuto do Sinditest é imperiosa no sentido da democratização maior de nosso movimento sindical, 

CONSIDERANDO a insegurança jurídica causada pela instabilidade do registro do sindicato junto ao MTE, corroborada pela utilização de um CNPJ provisório, 

CONSIDERANDO que tal reforma de estatuto consta como promessa de campanha da atual gestão “Sindicato é pra lutar”, 

CONSIDERANDO que uma reforma do estatuto, para ter legitimidade e aceitação, precisa dar-se num processo unitário, nitidamente democrático, de debate aprofundado e sem atropelos, 

CONSIDERANDO que a convocatória emitida na matéria no site do Sinditest em 22/09/2014 (“Edital no. 1”) não configura um verdadeiro Edital de Convocação de Congresso por carecer de alguns elementos imprescindíveis, em especial as regras do processo congressual e apenas exibir datas e uma proposta de pauta, 

CONSIDERANDO que o item fundamental “Reforma do Estatuto” está diluído em meio a outros itens nessa mesma pauta do “Edital no. 1”, 

ENTENDEMOS que a proposição de tal Congresso, nesses termos, é equivocada, feita de afogadilho para atender interesses obscuros, não propiciará um debate paciente e aprofundado do Estatuto para bem reformá-lo (objetivo central) e, portanto, não merece ser considerada como instância legitima dos TAEs representados pelo Sinditest. Assim sendo, nós nos recusamos a convalidar uma iniciativa que partiu de modo estritamente unilateral da Diretoria atual do Sinditest, apesar da boa disposição de diversos membros da base de contribuir para a construção de um processo unitário, e alertamos a categoria acerca da impropriedade desse evento na forma como está apresentado, sem prejuízo de outras iniciativas que resguardem aspectos legais sobre a reforma estatutária capitulados no estatuto vigente. Pugnamos, não obstante, com a esperança de que um processo reformador do Estatuto ainda possa se dar, desde que com lisura, transparência, espírito unitário e efetiva democracia sindical. Colocamo-nos à disposição para construir tal processo. 

Sendo o que tínhamos a expressar, subscrevemo-nos, como filiados da base do Sinditest-PR, no verso deste documento."

Um comentário:

Rita de Cassia disse...

Sem reajuste digno, sem condições melhores, sem negociações e a unica coisa concreta que temos é um desconto em dobro.