-->

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eles dizem que lutam, logo, não precisam prestar contas à base...

A chapa que hoje comanda o Sinditest prometeu publicar balancetes trimestrais das contas da entidade. Não cumpriu. Muitos meses depois do início desse descumprimento, agora em meados de janeiro/2015, a chapa “Sindicato é pra lutar” emite em seu site uma matéria com planilhas das contas de 2014. Ainda assim, faltando os meses de maio e dezembro.

No texto dessa matéria, a Diretoria PSTUísta até admite esse descumprimento como falha grave. Mas para aí. Logo arranjam a desculpa: eles “lutaram demais” em 2014 e não deu tempo para cuidar das tarefas administrativo-financeiras da maneira prometida em campanha. Ah, como eles lutaram (só eles), coitadinhos, e com isso descuidaram da prestação de contas. 

Pois era para fazer prestação das contas de 2013 até março de 2014 em assembleia geral comandada pelo Conselho Fiscal, mas nada! E isto é determinação estatutária... Penalização por isto? Nenhuma. 

Pois era para fazer prestação de contas do Fundo de Greve (3 meses de desconto em dobro da mensalidade sindical) logo depois de finda a greve nacional em junho/2014, mas nada! Prometem mostrar na internet as planilhas dos gastos da greve ainda em janeiro, tardiamente. Vamos conferir.

A assembleia de março de 2014 no HC, que fez uma apresentação sumária dos resultados da Auditoria Interna, definiu que o contador Ewerton deveria ser demitido o quanto antes. Pois ele só largou a contabilidade do sindicato no final de 2014, ou seja, 9 meses depois da decisão.

Estamos, por ora, na boa fé, contando que se trate apenas de incompetência administrativa, e não haja elementos escusos motivando tanto atraso.

A Oposição sindical à Situação PSTUcana na Diretoria tem o papel de fiscalizar e cobrar. Ou não seria oposição. No entanto, na esfarrapada desculpa pela falha com as contas, até para Oposição sobra culpa da incúria deles, quando dizem que a Oposição “conseguiu lançar campanhas difamatórias contra nós e esvaziar algumas assembleias, espalhando dúvidas na base devido à ausência da prestação de contas.” Ora, diacho! A Situação PSTUcana não presta contas nos prazos devidos e a Oposição não tem o direito de ter dúvidas... Qualquer filiado da base teria direito a dúvidas! Palhaçada!

Para arrematar a incompletude dessa “prestação” de satisfações, a matéria publicada pela Diretoria PSTUcana adverte que as planilhas publicadas são “apenas uma prévia, pois é preciso fazer alguns ajustes e não conseguimos ainda concluir o balancete dos meses de novembro e dezembro.” Não só isso, também está faltando a planilha de maio, perceberam?

Temos certeza de que, nas planilhas publicadas até agora, existem vários elementos merecedores de uma análise minuciosa. Mas isso é assunto para futuras postagens.

Nenhum comentário: