-->

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Grande dia tornozeleirístico eletrônico!

Nenhum comentário:


Às seis horas da manhã de hoje, em Brasília, o genocida inelegível JMB foi agradavelmente surpreendido pela visita de seus amigos da Polícia Federal, que lhe traziam um presente natalino antecipado: a primeira tornozeleira eletrônica da vida dele. E "a primeira vez a gente nunca esquece", como dizia aquele comercial.

O Muambeiro de Joias Árabes esperava ansiosamente essa visita e o presente.  Afinal, tantas ele fez, sozinho e em cumplicidade com o filho fujão dele, o Bananinha Bolsonaro, para ganhar esse mimo, que uma hora Papai Noel Moraes tinha que atendê-lo.

Agora - enquanto aguarda a solene hora do julgamento final no STF, previsto para agosto/setembro - o genocida responsável por mais de 700 mil mortes de brasileiros/as na pandemia de COVID-19 não pode usar redes sociais, não pode se comunicar com embaixadas em Brasília, nem com outros réus do julgamento e tem que voltar para casa até 19 horas (medidas cautelares).

No entanto, conhecendo-se o clima brasiliense, mais quente, parece ter faltado uma medida cautelar nesse rol: recomendar que, ao sair para passear na capital do DF, o inelegível use sempre bermudas.  Afinal, com certeza, o povo de Brasília deverá apreciar muito ver Bolsonaro desfilando com aquele ornamento visível na perna...

terça-feira, 15 de julho de 2025

PGR pede condenação do golpista Bolsonaro

Nenhum comentário:

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito”. A declaração está no documento de alegações finais apresentado pela PGR no processo que apura a tentativa de golpe de Estado.

Segundo a PGR, depois das provas coletadas pela PF e toda informação reunida até aqui nos primeiros trabalhos realizados pelo STF, o ex-presidente Jair Messias aparece claramente como líder principal da organização criminosa golpista, com papel central na articulação e execução dos atos antidemocráticos após as eleições de 2022.

Em última análise, o exame dos fatos e das evidências revela que Jair Bolsonaro desempenhou um papel central na orquestração e promoção de atos antidemocráticos”, afirma o texto enviado ao Supremo Tribunal Federal.

Com esses procedimentos, Gonet afirma a necessidade de condenação de Bolsonaro e dos demais sete réus do "Núcleo 1" do golpe de Estado.  Agora, o STF realiza os últimos encaminhamentos do julgamento, que culmina com a aplicação das penas de prisão.
----------------------------
Com informações do site DCM


Empresa contratada desiste de prosseguir fornecendo refeições aos RUs da UFPR

Nenhum comentário:
A empresa Cozinha Gourmet, contratada pela UFPR no começo do ano para fornecer as refeições dos restaurantes universitários, não aguentou o tranco do serviço.  Anunciou neste domingo (13/7) que deixará de cumprir suas obrigações contratuais e pretende deixar de prestar seus serviços para a UFPR já neste período de férias.

Servidores habituados em trabalhar nos RUs já alertavam nos primeiros meses deste ano que a empresa Cozinha Gourmet não iria dar conta do recado. Refeições estavam perdendo qualidade e havia insuficiência de funcionários para servir a alta demanda dos RUs.  A decisão da empresa não foi acordada com a UFPR, foi unilateral.

Assim, até dois mil estudantes, no período de férias, ficariam sem assistência. Segundo comunicado da UFPR, para atenuar os impactos dessa desfeita da empresa, serão tomadas as seguintes medidas:

* A universidade notificou formalmente a empresa, exigindo a manutenção integral dos serviços pelo prazo mínimo de 90 dias, para garantir tempo hábil na troca de fornecedor, sem que um serviço essencial seja interrompido;
* Articulação com a UTFPR para a inclusão dos estudantes da UFPR nos seus restaurantes;
* Conversas com os trabalhadores terceirizados que, assim como a comunidade acadêmica, foram surpreendidos com o encerramento das atividades;

Para informações sobre o tema, deve ser consultado o canal oficial: institucionalsucom@ufpr.br. 
----------------------------------
Com informações da SuCom-UFPR

quinta-feira, 3 de julho de 2025

O embate político contra os aproveitadores e traiçoeiros "BBBs": a aposta do Governo Lula

Nenhum comentário:

O Governo Lula está com crescentes problemas em sua articulação com um Congresso Nacional de maioria conservadora, cujo emblema foi a votação em que o traíra presidente da Câmara, Hugo Motta (do partido Republicanos-PB), quebrou acordo e ajudou a derrotar a proposta de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras, que incide sobretudo em cima dos ricos e grandes empresas). O dito "Centrão" - eufemismo enganador que designa um conjunto de parlamentes majoritariamente de direita e ligados aos grandes empresários industriais e do agronegócio - está se afastando cada vez mais, embora ainda detenha comando de alguns ministérios.

Assim, Lula e o núcleo de esquerda e progressista de seu governo decidiram abraçar a campanha que busca deixar mais nítidas as diferenças entre ricos e pobres do Brasil, demonstrando como a proporção de imposto pago entre os primeiros e os segundos é profundamente injusta. O foco é destacar a taxação dos “BBBs” – bilionários, bancos e bets –, que pagam (quando pagam) muito menos impostos quando comparados aos trabalhadores e cidadãos comuns.

Vídeos produzidos com a ajuda de IA (Inteligência Artificial) estão rodando à toda na internet e deixando endinheirados e os políticos sacanas enganadores que os representam no Congresso ao mesmo tempo irritados e preocupados de, talvez, chegar-se a um estado de clara diferenciação, de modo massivo para a população, entre quem trabalha e produz riquezas e os que se aproveitam dessas riquezas sem trabalhar.

Um desses vídeos está acima desta matéria, em que ricaços e trabalhadores comem e bebem na mesma mesa de um fictício "Boteco da Brasa". Os da elite burguesa, de terno, se fartam de lagosta e champanhe, enquanto os pobres ficam na "brejinha" (cerveja) e torresmo. Na hora de pagar a conta, os riquinhos, que comeram mais e melhor, pagam menos, e os pobres, que ficaram no torresminho com cerveja, pagam mais.


Em 2 de julho, data importantíssima para os baianos, mas também para o Brasil, Lula esteve em Salvador e trouxe atrás de si dezenas de milhares de pessoas, enquanto erguia um cartaz defendendo a taxação dos super-ricos. Essa mudança no tom, mais ousado e corajoso, deve marcar os próximos passos do Governo Federal, para que não fique mais refém de acordos com deputados traíras do Centrão (que é o nome da direita, dos partidos União Brasil, PP, PSD, Republicanos). Assim como dos partidos de esquerda e do campo progressista e de movimentos sociais que querem prosseguir e ampliar as conquistas do país e do povo. Rumo à renhida disputa eleitoral que ocorrerá em 2026.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

O que acontece depois que a IA destruir a capacidade de escrita na Universidade?

Nenhum comentário:

O fim de artigos originais escritos em inglês encerrará uma longa tradição intelectual, mas também é uma oportunidade para reexaminar o propósito do ensino superior [excerto de matéria da revista novaiorquina]

Hua Hsu - The New Yorker * 01/07/2025

Em uma tempestuosa quinta-feira de primavera, logo depois das provas de meio de período letivo, fui comer um macarrão com Alex e Eugene, dois estudantes de graduação da New York University, para saber deles como usam a IA (Inteligência Artificial) nos trabalhos de escola. Quando primeiramente encontrei Alex, no ano passado, ele estava interessado em seguir carreira em Artes e devotava uma porção de seu tempo livre para tirar fotos com seus amigos. Porém, ele tinha recentemente se decidido por um caminho mais prático: queria se tornar um CPA (Contador profissional). Suas quintas-feiras eram bem ocupadas, e ele tinha só 45 minutos até a próxima sessão de estudos da turma de contabilidade. Ele ajeitou seu skate debaixo de um banco do restaurante e puxou seu laptop da mochila, conectando-se à internet antes que tomássemos nossos assentos.

Alex tem cabelos ondulados e fala numa cadência ritmada de alguém que passou bastante tempo na Bay Area de São Francisco. Ele e Eugene olharam o menu, e Alex disse que queria um caldo simples, sem temperos, "assim podemos ambos manter nossos cuidados com a pele". Semanas antes, eu havia mandado uma mensagem, e ele tinha dito que todo mundo que ele conhecia usava o ChatGPT de alguma maneira, mas que ele utilizava somente para organizar seus apontamentos. Pessoalmente, ele admitia que isso não era nem de longe verdade. "Para qualquer tipo de necessidade de escrita na minha vida, eu uso IA", disse ele. Ele se apoiava no Claude [um dos diversos LLM - Grandes Modelos de Linguagem - existentes no campo das IA]para pesquisas, no DeepSeek para argumentação e explicações, e no Gemini para geração de imagens. O ChatGPT servia mais para necessidades gerais. "Eu preciso da IA para mandar mensagens para garotas", brincou ele, imaginando uma versão aprimorada de IA do Hinge [um aplicativo online para marcar encontros]. Perguntei se tinha usado IA para acertar nosso encontro. Ele riu e respondeu: "Honestamente, sim. Mas não estou tentando digitar tudo. Conseguiu perceber?"