De onde surgem os momentos "Eureka!" no cérebro? Psicólogos perguntaram a participantes de um estudo para resolverem complexos e provocativos quebra-cabeças mentais enquanto estavam conectados a máquinas de eletroencefalografia (EEG) e de imageamento por ressonância magnética funcional (fMRI).
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Aqueles momentos do "A-ha!"
De onde surgem os momentos "Eureka!" no cérebro? Psicólogos perguntaram a participantes de um estudo para resolverem complexos e provocativos quebra-cabeças mentais enquanto estavam conectados a máquinas de eletroencefalografia (EEG) e de imageamento por ressonância magnética funcional (fMRI).
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Uma aracnofóbica presta homenagem à aranha
Comentário do Editor deste Blog: desde jovem, tinha medo de aranhas, numerosíssimas em minha casa de infância. Mas também tinha curiosidade e admiração. Por isso, capturei uma espécie de aranha de jardim (não uma aranha marrom) e criei para ela um pequeno terrário, que conservava em meu quarto, em um canto da estante. Sendo também abundantes as moscas domésticas, nunca faltou alimento para minha aranha pet, que ficou bem gordinha. Batizei-a Elizabeth, nome da primeira namoradinha de escola, que tinha se mudado de cidade, partindo meu coração. A Elizabeth de meus aposentos morreu naturalmente, de idade avançada.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Vitória das mulheres no movimento sindical
Pela primeira vez em seis décadas, a Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG) será presidida por uma mulher. Vânia Marques Pinto, da Bahia, atual secretária de Políticas Agrícola e Agrária da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), lidera a chapa única construída em unidade com as Federações para a próxima gestão. Com paridade de gênero e representatividade regional, a nova Diretoria reforça o compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Esperar por sonhos pode fazê-los mais fáceis de lembrar
Diz-se que você sempre deve seguir seus sonhos. Mas, e quando você não consegue se lembrar deles? Algumas pessoas recordam-se de seus sonhos em detalhes vívidos (e frequentemente recontarão cada ocorrência e reviravolta bizarra), ao passo que outras esquecem suas visões do período noturno imediatamente após acordarem. Agora, uma nova pesquisa revelou por que certos indivíduos lembram-se de seus sonhos melhor do que outros.
Nature/Communications Psychology - 18/02/2025
Entre 2020 e 2024, cientistas da Itália seguiram o sono e os dados cognitivos de mais de 200 participantes de um estudo, os quais relataram as informações referentes a seus sonhos ao longo de um período de 15 dias. Com base nas respostas a testes e questionários psicológicos, a equipe determinou que os indivíduos com uma atitude positiva em relação a seus sonhos e uma propensão para divagações mentais tinham muito maior probabilidade de recordar sonhos, como assim o foram os participantes mais jovens e aqueles que passaram períodos de tempo em sono leve.
Os indivíduos mais idosos, enquanto isso,
tendiam a experimentar "sonhos brancos", nos quais relembravam a
sensação de terem sonhado mas sem recordar quaisquer detalhes. Os pesquisadores também descobriram haver
alguma variação sazonal, pela qual a capacidade de recordar sonhos declinava
durante os meses de inverno e melhorava na época da primavera.
"Nossos achados sugerem que a recordação do sonho não é
uma questão de acaso mas um reflexo de como as atitudes pessoais, os traços
cognitivos e a dinâmica do sono interagem", explica o autor sênior do
estudo Giulio Bernardi, observando que esta nova pesquisa coloca
"implicações no sentido de explorar o papel dos sonhos na saúde mental e
no estudo da consciência humana". Esperançosamente,
as pesquisas em seguimento a essa podem ajudar a explicar por que eu continuo
tendo pesadelos sobre me atrasar para a escola mesmo depois de eu já ter me
graduado anos atrás...
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Bolsonaro golpista denunciado: e agora?
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, por tentativa de golpe de Estado. A acusação formal inclui crimes como liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.
- General Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente de Bolsonaro em 2022);
- General Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional);
- Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF);
- Alexandre Ramagem (ex-diretor da ABIN e deputado federal pelo PL);
- Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do caso);
- Valdemar da Costa Neto (presidente do Partido Liberal, legenda de Bolsonaro);
- Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha);
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (ex-comandante do Exército).
- Núcleo de Desinformação: responsável por disseminar mentiras sobre fraudes nas eleições.
- Núcleo Militar: encarregado de pressionar os comandos das Forças Armadas a aderirem ao golpe.
- Núcleo Jurídico: criador de minutas ilegais para justificar a ruptura democrática.
- Núcleo Operacional: responsável pela mobilização de manifestantes e financiamento de atos antidemocráticos.
- Núcleo de Inteligência Paralela: encarregado de monitorar adversários políticos e autoridades.
- Núcleo Coercitivo: teria planejado ações violentas, incluindo o assassinato de Lula e Moraes.
- Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão;
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão;
- Organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
COPLAD da UFPR normatiza eleição de Superintendente no CHC
Em sessão extraordinária, o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD), um dos conselhos superiores da UFPR, aprovou nesta segunda-feira (17/2) regras da consulta pública que decidirá mandato de quatro anos a partir de março.
(*)Nota: não é a primeira vez que a comunidade que trabalha e estuda no HC e seus anexos participa da escolha em eleição direta de um dirigente do hospital-escola. Isso já ocorreu nas décadas finais do século XX, antes do advento da EBSERH na gestão hospitalar.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Golpe de Estado e a PGR: denúncia contra Bolsonaro já está praticamente pronta
A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) por seu envolvimento na trama golpista para impedir a posse de Lula (PT) está praticamente pronta, segundo três fontes que acompanham o caso, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do grupo Globo.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Dados do SUS nas calculadoras de risco da saúde privada?
Sob a lógica da especulação financeira, corporações utilizam a inteligência artificial para decidir quem recebe os melhores tratamentos – e quem fica de fora. Em nome de uma estranha “digitalização da saúde”, Brasil entrega informações a essas empresas…
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Frentes Populares de entidades se reúnem em São Paulo para apontar as lutas unitárias de 2025
Por que o reajuste salarial de 9% ainda não foi pago?
------------------------------
Figura: adaptado de ilustração da APUFPR
Vasco vaia Bolsonaro em estádio no DF
Em Brasília, jogaram na 4a.feira, 5/2, os times cariocas Vasco e Fluminense, pela oitava rodada do campeonato estadual do Rio. Deu na telha do genocida inelegível e de seu filho vascaíno, senador Flávio Rachadinha Bolsonaro (PL-RJ), irem ao estádio para torcer pela equipe cruzmaltina. Aboletou-se a dupla de bandidos num camarote especial, mas, assim que foram reconhecidos pelos torcedores vascaínos, começaram a ser agraciados com vaias e gritos de "Uhu, vai ser preso!".
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Representação dos TAE nos Conselhos da UFPR: afinal, quando vai ter eleição ?
No final de 2023, uma Comissão Eleitoral designada por Portaria do Reitor chamou uma eleição para renovar a representação dos TAE nos Conselhos Superiores da UFPR (COPLAD, CEP, Curadores), pois os mandatos daqueles conselheiros estavam chegando ao fim. Pleito mal organizado, mal convocado, pouca divulgação, quase nenhum debate na categoria...
Resultado: categoria desinformada, quorum baixo de eleitores, diferença pífia de votos entre a chapa "vencedora" e a segunda colocada (12 votos). A Comissão Eleitoral achou preferível anular aquela eleição, com anuência das chapas.
No entanto, em 2024 não foi novamente chamada uma eleição desses representantes, e os que estavam foram ficando, por inércia, com os mandatos estendidos, embora, até onde se saiba, sem qualquer documentação autorizativa dessa prorrogação do direito de representação. Chegaram até a participar, no segundo semestre de 2024, da reunião do Colégio Eleitoral que votou a lista tríplice para escolha do novo reitor (referendo do resultado da eleição direta vencida pelo professor Marcos Sunye).
Ainda no começo de 2024 alguns servidores TAE chegaram a levar até a então chefe de gabinete do reitor Ricardo Marcelo uma sugestão de mudança do Regimento Eleitoral, propondo a mudança do sistema de majoritário (pelo qual a chapa com mais votos fica com todos os cargos) para o proporcional (conforme o percentual de votos obtidos por cada chapa é feita a distribuição proporcional dos cargos). Ainda assim, nada foi encaminhado, e assim persistem os mandatos estendidos por mera inércia, sem legitimidade.
Aguarda-se que a nova gestão da Reitoria resolva logo essa situação esdrúxula, e nomeie nova Comissão Eleitoral que, espera-se, considere a mudança do sistema de majoritário para proporcional, que é o próprio para indicações de nomes a um parlamento, como o são os Conselhos Superiores.
Quando será chamada a primeira Assembleia Geral Comunitária da UFPR?
Uma das marcas da campanha vitoriosa do novo reitor professor Marcos Sunye foi a questão do aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo da administração central com a comunidade universitária e da democracia interna, aspectos que teriam sido negligenciados na última gestão do professor Ricardo Marcelo.
Já vivemos sob o império global das BigTechs?
No meu livro de ficção científica “Nada Mais Será como Antes” (editora Planeta, selo Minotauro), publicado no ano passado, a trama central se desenrola no ano de 2036, enquanto o nosso querido rochedo sideral, já não tão azul, também conhecido por Terra, enfrenta a convergência cataclísmica de múltiplas crises terminais, desencadeadas em grande parte por um modo de vida totalmente insustentável”, imposto goela abaixo para toda humanidade.
Miguel Nicolelis - CNN * 12/01/2025
CONTINUE LENDO ->
Iluminando o "Fator X" do cérebro
Mesmo antes de os cientistas finalizarem o sequenciamento do genoma humano inteiro, de ponta a ponta, em 2022, pesquisas do Estudos da Associação Genoma Ampliado (GWAS) estavam proporcionando um insight extraordinário para a complexa interação entre genética, saúde e doença.
https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.adq5360?utm_source=sfmc&utm_medium=email&utm_campaign=ScienceAdviser&utm_content=dive&et_rid=983775177&et_cid=5513512
_______________
Fonte: Science Adviser - 31/01/2025