-->

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Quando será chamada a primeira Assembleia Geral Comunitária da UFPR?


Uma das marcas da campanha vitoriosa do novo reitor professor Marcos Sunye foi a questão do aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo da administração central com a comunidade universitária e da democracia interna, aspectos que teriam sido negligenciados na última gestão do professor Ricardo Marcelo.

Em grande medida, essa crítica foi acertada, pois, nos anos mais recentes, não mais se viram iniciativas como a daquela enorme Assembleia Geral, realizada no Auditório do Centro Politécnico anos atrás, para debater mas também para colocar os pregos no caixão do nefando projeto privatizante da Universidade Pública que era o dito “Future-se”, vomitado pelo egrégio ministro bolsonarista burro Weintraub. Iniciativa que se repetiu em outras IFES Brasil afora e que afastou em definitivo o risco de aprovação daquele funesto projeto.

Contudo, depois disso, nada parecido voltou a ocorrer, e, ao que parece, até mesmo os fóruns estatutários máximos de decisões – os Conselhos Superiores – não chegaram a ser palco de debates mais significativos sobre os rumos da instituição.


Pois então trata-se de colocar em curso novas iniciativas que de fato retomem o intento de se aprimorar o debate interno, a democracia universitária. Assembleias gerais comunitárias podem contribuir tanto para publicizar e democratizar informações às categorias da UFPR como para apontar os rumos citados no parágrafo acima, também auxiliando a própria administração central para tomar pulso do cenário da universidade e tomar decisões com um sentido de coletividade. Outro mecanismo democrático, no que toca a temas relevantes e polêmicos, é o da realização de plebiscitos e referendos envolvendo a todos e a todas.

Assim, espera-se que a nova gestão Sunye/Camila avalie a oportunidade mais adequada, em breve, se possível, e igualmente a preparação da própria comunidade (por exemplo, com boletins próprios, eletrônicos mas também impressos), para a implementação das ações que vão nesse sentido favorável à melhoria do exercício democrático dentro da UFPR.

Nenhum comentário: