-->

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Extremistas ameaçam “massacrar” negros, LGBTs e feministas da UFSM


A Reitoria anunciou medidas de segurança para garantir o funcionamento da universidade e a circulação dos estudantes

Revista Forum – 06/10/2025

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) revelou, por meio de um comunicado, que vários setores da instituição receberam e-mails com ameaças de ataque contra estudantes.

De acordo com informações da deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS), extremistas enviaram mensagens ameaçando “massacrar” estudantes negros, LGBTs e feministas.  Hoje pela manhã, diversos setores da UFSM receberam e-mails intimidatórios, com ameaças de massacre contra estudantes LGBTQIA+, negros e negras e feministas. Isso é um absurdo completo e não pode ser tratado com normalidade”, declarou a deputada.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT), que foi estudante da instituição, também repercutiu as ameaças e afirmou que se colocou à disposição para ajudar.  Não vamos aceitar qualquer tipo de intimidação de grupos da extrema direita, grupos violentos que acham que vão nos intimidar com discurso de ódio e intolerância”, disse Paulo Pimenta.

A Reitoria informou que acionou a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, além de reforçar as rondas de segurança nas áreas dos campi da instituição.

Abaixo a nota da Reitoria da UFSM:

"Nota sobre ameaça à comunidade

Ontem (05), vários setores da UFSM receberam e-mail com ameaças à comunidade da UFSM. Tão logo recebeu e-mail, a Universidade Federal de Santa Maria acionou a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, além de informar a equipe de vigilância da instituição, que reforçou as rondas nas áreas dos campi.

O Gabinete segue atento às respostas das autoridades competentes.

As atividades na UFSM estão mantidas e pede-se cuidado com fake news geradas a partir dessa pauta: a comunicação oficial da UFSM é feita pelo site e redes sociais do Gabinete do Reitor e da UFSM.

Gabinete do Reitor
08h30 – 06/10/2025"
-----------------------
COMENTÁRIO deste Blog: no site Intercept Brasil, um de seus jornalistas publicou recentemente matéria alertando sobre o surgimento de predisposição belicista de certos grupos fanáticos vinculados à extrema-direita, que estariam a fim de executar ações concretas violentas. Poucos dias depois, ocorre o episódio da agressão verbal e de cusparada contra a professora Diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Melina Fachin, em plena Praça Santos Andrade. Agora este caso das ameaças contra a UFSM.

Há que ligar os pontos. E aumentar o estado de vigilância e resistência a quem não sabe conviver na democracia, por falta total de ideias e propostas para o Brasil, ou por verem seus argumentos facilmente postos abaixo no debate franco e democrático. Isto vale tanto para toda a comunidade da UFPR, da UTFPR e da UNILA, como para as autoridades dirigentes dessas instituições, que devem cogitar em reforços nos esquemas de segurança interna nos campi.

Nenhum comentário: