-->

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Terceirização total: CUT, CTB e outras centrais comandam resistência contra o PL do atraso

Thiago Pinto, da CTB-Paraná, discursa no Ato de ontem na Boca

Valeu a pena!  Ontem (15), em Curitiba, petroleiros, metalúrgicos, trabalhadores do setor de alimentação começaram a quarta-feira cedinho com mobilizações na refinaria de Araucária, diante de fábricas na cidade industrial e trancamento de rodovias.  Na hora do almoço, ativistas da CTB, da CUT, da NCST, da Força Sindical-Paraná, e até da UGT(*) e da Conlutas(**), encontraram-se na Praça Santos Andrade para prosseguir a denúncia contra o nefasto Projeto de Lei 4330, que pretende espalhar terceirizações por todos os cantos e com isto reduzir direitos e salários.

Cerca de 500 manifestantes das Centrais Sindicais e também de alguns movimentos sociais agitaram suas bandeiras e ao microfone as lideranças buscaram expor à população passante o teor do PL 4330 e seus terríveis efeitos para a vida dos que vivem de salário, bem como as mesquinhas pretensões do empresariado de aumentar a exploração de empregados.  Isto poderá incluir, na prática, o sepultamento da CLT, legislação trabalhista que vem desde 1943.

Passeata pela Marechal Deodoro

Em Curitiba, na praça central e na posterior passeata pela Marechal Deodoro até a finalização do ato na Boca Maldita com mais discursos estiveram uns 500 ativistas que puderam ir às ruas do centro naquela hora de almoço.   O que não aparece é que já há milhares e milhares de trabalhadores mobilizados em fábricas e diversas empresas públicas e privadas, nas escolas e unidades de saúde, sabendo que imensa ameaça é o PL 433o se for aprovado mesmo pelo Congresso.  Ainda assim, terá que passar depois pelo crivo da Presidenta Dilma, que pode vetar a nova lei antitrabalhador.  E durante todo essa tramitação, a classe trabalhadora irá aumentando cada vez mais suas lutas.

Mas, dissemos acima: valeu a pena! Por que?  Porque ontem à tarde, o grande picareta, o achacador-mor, o campeão do retrocesso civilizatório Eduardo Cunha balançou de verdade diante das manifestações da parte da manhã.  E, de tarde, borrando-se nas ceroulas de medo, recuou e adiou a votação final do PL.  Percebeu que muitos deputados que haviam aprovado o texto geral do PL, em 08/04, estavam com medo de serem definitivamente rotulados de "ladrões de direitos", inimigos dos trabalhadores do povo e dos trabalhadores e de serem hostilizados em suas bases eleitorais nos estados.

Deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ)ressabiado e temeroso

Então, o arrogante direitista neopentecostal Cunha temeu perder a maioria, pagar um grande mico, e ver a antiga maioria pró-PL da semana passada virar minoria ontem...  Cunha, o pulha, aliás um dos indiciados na Operação Lava Jato, preferiu cancelar a votação ontem e adiou tudo para 22/04, quarta-feira da semana que vem.  Mais detalhes estão nesta matéria da revista CartaCapital.

Isso mostra que a luta, ainda em seu começo e ainda não suficientemente numerosa, rendeu resultado!! Prossigamos, companheiras e companheiros, pois podemos derrotar esse tenebroso projeto de lei.  Continuemos mobilizados nas ruas e nas redes!
------------------
Fotos: Blog NaLuta e CartaCapital
============
(*)Até semana passada, a Central UGT (União Geral dos Trabalhadores) estava a favor do PL4330, mas mudou de posição de para cá.
(**)A "Central" Conlutas adora chamar as Centrais Sindicais CUT e CTB de "pelegas, governistas", e costuma não se juntar em atos unitários.  Desta vez, parece ter prevalecido um nível maior de consciência classista.  No ato de ontem na praça em Curitiba estavam presentes com uma dezena de militantes.

Um comentário:

PARANÁ disse...

o vice presidente do SINDITEST-PR Marcio Palmares com seu único discurso que sabe fazer, o discurso do ódio FORA DILMA, foi VAIADO pelos presentes. este rapaz tem que procurar um tratamento médico, já que tudo indica que a paranoia esta tomando conta dele!! ele se esqueceu que não estava fazendo discurso para os convertidos e enganados da UFPR - FUNPAR.