Um excelente anúncio para esta terça-feira a escolha, pela Presidenta Dilma, do nome do professor de Direito da UFPR Luiz Edson Fachin para o STF. Especialista em Direito Constitucional, o professor Fachin reúne saber indiscutível para assumir a vaga na corte suprema do país e - diametralmente diferente do fanfarrão Joaquim Barbosa sempre ansioso pelos holofotes da mídia - tem postura ética e assume efetivamente a respeitabilidade do cargo de magistrado.
Fachin foi candidato em 2001 ao cargo de reitor da UFPR, uma digna campanha da qual o editor deste Blog participou com muito empenho, infelizmente não se alcançando a vitória então. Mas esta indicação para o STF significa agora justíssimo reconhecimento, pela República representada pela Presidenta, das capacidades intelectuais e pessoais do professor Fachin.
O próximo passo é a sabatina no Senado e sua aceitação para a vaga, para ser definitivamente nomeado, com o que se fortalecerá o primado da letra da lei e do constitucionalismo no STF.
Um comentário:
Realmente uma excelente notícia para nós que naquela época trabalhamos, muito para a eleição do Prof.Fachin, esperamos poder nos orgulhar de seus atos...agora...
Postar um comentário