-->

quarta-feira, 25 de março de 2015

Vice-diretor de campus da UFPR defende intervenção militar?

Vice-diretor Helton Alves ao lado do tucano golpista Álvaro Dias

O professor Helton José Alves - nomeado pelo reitor Zaki Akel como vice-diretor do campus Palotina em mandato junto com o diretor Elisandro Frigo – teria afirmado a colegas sua posição favorável a uma intervenção militar para resolver problemas do país.

Químico formado na UEM, o docente acrescenta que essa intervenção das Forças Armadas deveria ser “democrática”.  Parece que em sua formação faltaram aulas de História do Brasil, pois esse papo de “intervenção democrática” foi um dos argumentos que militares golpistas usaram em 1964 para rasgar a Constituição e instalar uma ditadura fascista que durou “só” 21 anos.

Curiosamente, na última quarta-feira (18) em Palotina, aconteceu palestra de um general da 15ª Brigada de Infantaria de Cascavel, reunindo cerca de 300 pessoas, evento para o qual a direção do campus convidou toda a comunidade universitária.

A UFPR foi uma das instituições castigadas pelos desmandos e perseguições da finada ditadura (1964-1985), com professores sendo cassados e muitos estudantes perseguidos.  Não à toa, no ano passado o busto do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda – um notório colaborador do regime militar – foi derrubado de seu pedestal nos jardins da Reitoria da UFPR, em Curitiba, num ato de protesto efetivado pelo movimento estudantil.


Como pode então um dirigente de campus da UFPR demonstrar tão fraca memória, e assumir posição claramente antidemocrática contra a Constituição Federal?  O que nos diz disso o reitor Zaki Akel, vencedor de uma eleição direta em 2012?
-------------------
Foto: Blog Vandré Fernando

3 comentários:

Elias disse...

Então colega. Acho que você está muito por fora mesmo. Você assistiu a palestra?
Colocar palavras na boca de alguém é crime. Sabia? Nunca ouvi o professor Helton apoiar a ditadura ou a volta da mesma e sim o contrário.
Acho que se vossa senhoria deveria ter fontes mais confiáveis.

Anônimo disse...

Elias, já ouvi da boca dele que o militares precisam entrar para resolver essa bagunça.

Elias disse...

Anônimo! My God! Nietzsche deve se virar na tumba de vergonha! Coloque seu nome. Mostre a cara.