-->

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UFPR/FUNPAR/EBSERH - o impasse dos trabalhadores do HC

É de ontem um relato, publicado no site do Sinditest, sobre recente reunião entre FASUBRA e MEC tratando dos temas da Campanha Salarial 2011 e da MP 520.  Sobre a MP, o relato delineia prognóstico muito desfavorável no que se refere às expecativas do movimento sindical. Ou seja, de que MEC, Min. do Planejamento, Min. da Saúde, de fato todo o Governo Federal, já firmaram posição para implementar a EBSERH nos HUs do Brasil, aprovando isso no Congresso Nacional nas próximas semanas.  


Isso já havia sido adiantado neste Blog, pela simples análise política dos termos da MP, da forma como foi baixada, e de outros indícios nas falas das autoridades que ficaram enrolando a base da FUNPAR durante 2010.  E também dissemos que a votação do valor do salário mínimo seria um indicador do grau de fidelidade dos congressistas a medidas, mesmo polemicas, oriundas do Executivo.


Pois bem, se, mesmo num tema gerador de impopularidades como esse valor rebaixado de salário mínimo, os parlamentares foram maciçamentes fiéis ao orientado pelo Executivo, na questão da MP 520 dificilmente se dará alguma revolta inesperada.  Isto é, a MP 520 será aprovada, a EBSERH poderá ser criada.

Trabalhe-se com esse cenário: a EBSERH será iniciada para valer. O que fará a Reitoria da UFPR?  Como ficam os funparianos?  Supõe-se que a UFPR tenha autonomia para que seu Conselho Universitário possa votar uma rejeição à criação das EBSERH para gerir o HC.  Nesse caso, persiste o impasse: o TCU cobrando regularização (fim) dos empregos via FUNPAR, o Governo oferecendo financiamento e garantia de emprego somente via EBSERH e não abrindo concursos via RJU, a gestão Zaki Akel tendo que arcar com as dívidas do hospital...


Cenário realmente complicado.  Vale uma boa discussão dentro do Conselho Universitário da UFPR e os conselheiros representantes dos técnicos, assim como a Diretoria pelega do Sinditest, estão com a mesma batata quente nas mãos.

3 comentários:

Roberto disse...

É mesmo. Boa pergunta. O que diz o conselo univesitario da UFPR sobre essa medida da nova mepresa para o HC? O que diz mesmo o reitor? Podemos lembnrar que na epoca da proposta da fundacao de direito privada o reitor Zake nunca disse mesmo se era contra ou a favor dessa fundacao. O doutor Molinari já disse alguma coisa? Entao tem que perguntar pra que toda a FUNPAR do HC saiba.

Luis Otávio disse...

Quem tem dúvida sobre a opinião do magnifico sobre a MP dos hospitais não prestou atenção no que vem acontecendo. É nítido e claro que a direção do HC e a reitoria são integralmente a favor e que vão implementar tudo o mais rápido possível. Quem viver verá.
Triste, lamentável, sórdido foi o teatro que a diretoria do sindicato e a reitoria (amigos desde sempre) fizeram pra enrrolar os colegas Funparianos. Falaram muito mas não apresentaram uma única ação concreta.

Regina disse...

Concordo que foi um teatro a mobilização Funpar. Não fizeram qualquer trabalho junto a bancada do estado, não fizeram o devido esclarecimento para a população sobre os problemas que isso pode trazer, não fizeram outra coisa que não seja aparecer nas fotos junto de seus amigos do poder, todos abraçadinhos e morrendo de rir do povão. Realmente foi sórdido.
Ao pessoal Funpariano que já está mesmo perdio resta a dinidade de acordar e mostrar sua revolta.