Depois da marcha de servidores federais em Brasília, na quarta (16/2), reclamando o reajuste de 2011, a FASUBRA reuniu a plenária de seus sindicatos filiados para avaliar a conjuntura e perspectivas de o governo federal abrir negociação sobre a pauta de reivindicações. Na noite daquele mesmo dia, a base parlamentar de apoio ao governo aprovou o salário mínimo de R$545, numa demonstração de fidelidade ao comando do Planalto. Agregam-se a isso os informes de medidas de ajuste fiscal, com um corte de R$50 bilhões em numerosas áreas de investimento, inclusive incidindo também sobre o funcionalismo. Em resumo, o cenário não é nada bom este ano.
A Plenária da FASUBRA aprovou um indicativo de começo de uma greve nacional dos técnicos das Universidades para 28 de março, cujo eixo primeiro é a questão salarial. O Sinditest já anunciou em seu site reuniões setoriais e assembleias para debater esse indicativo. Veja abaixo o calendário de mobilizaçao apontado pela Plenária da FASUBRA:
21 a 25 de fevereiro – Esforço concentrado da DN em Brasília contra a MP 520;
23/02 – Rodada de assembléias nas bases para avaliar Ato Nacional e dar encaminhamento às resoluções aprovadas pela FASUBRA;
28/02 – Todas as entidades de base deverão cobrar uma reunião extraordinária nos Conselhos Universitários;
10/03 – Dia Nacional de Luta nas Entidades de Base com reunião os reitores;
11/03 – Dia Nacional de Luta nas Entidades de Base em reunião com os parlamentares locais;
14 a 18 /03 – Semana de mobilização, com atividades nos HU’s, pautando a questão salarial e MP 520.
15/03 – Rodada de Assembléias nas bases para avaliar Indicativo de Greve.
18/03 – Dia Nacional de Luta contra MP 520 com paralisações;
26/03 - Plenária Nacional da FASUBRA (um dia) aprovar Indicativo de Greve;
27/03 – Plenária dos Serv. Públicos Federais;
28/03 – Indicativo de Início de Greve Nacional.
O eixo principal da mobilização e possível greve é a Campanha Salarial de 2011, que se estrutura sobre os seguintes itens de reivindicação:
* Reajuste Salarial: piso de 3 Salários Mínimos e step de 5%;
* Racionalização e cargos (PCCTAE);
* Reposicionamento dos Aposentados no PCCTAE;
* Mudança no Anexo IV do PCCTAE (Incentivos de Qualificação);
* Devolução do VBC absorvido ("roubado");
* Isonomia salarial e dos benefícios Auxilio- Alimentação, Auxilio Creche etc;
* Lutar contra a Terceirização;
* Revogação da Lei nº 9.632/98;
* Abertura imediata de concurso público para substituição, no mínimo, da mão de obra terceirizada e precarizada em todos os níveis da carreira para as áreas administrativas e dos HU´s.
* Revogação da Lei nº 9.632/98;
* Abertura imediata de concurso público para substituição, no mínimo, da mão de obra terceirizada e precarizada em todos os níveis da carreira para as áreas administrativas e dos HU´s.
-------------------------------------------
Fonte: com informações da FASUBRA
5 comentários:
conversei com uma pessoa que participou da ida a Brasilia, e me disse que participou da plenária e a coisa la ta preta para nós servidores.
ou nós se mexemos ou si ferramos.
mas como a maioria de nossa categoria vai como sempre esperar acontecer sem se mexer, eu acredito que desta vez nós vamos se ferrar de verde e amarelo, vamos colher prejuízos, no bolso e na carreira.
Pago pra ver esse povo do HC que dirige o sindicato convencer a UFPR a fazer greve de verdade. Encenar eu sei que eles vão, agora carregar o piano pra fazer a greve acontecer... hahahahahahhaha.
A turma da diretoria não fez e nunca fará nada em favor do pessoal de fora do HC. Dessa vez não será diferente. Ou seja, estamos ferrados.
Vai passar batido o ano de 2011, não teremos reajuste de salário e a medida provisória dos hospitais já foi engolida e degustada. Só sobrou um teatrinho pra dizer que estão preocupados. Tinham que se preocupar antes da coisa acontecer, mas ficaram parados fazendo palco eleitoral pros amigos candidatos. E nós aqui só pagando a conta.
Sr. Luis Otavio, tens razão!!! Vamos continuar a ver navios com esse Sindicato inoperante quanto as reivindicações salarias e de carreira. Realmente estamos ferrados, não temos nenhuma luz neste túnel sem fim....
Triste mesmo Sr. UTFPR é saber que apesar de tudo que vem acontecendo o eleitorado ainda elege e reelege esse pessoal uma duzia de vezes. Assim como vota em um monte de malandros pra deputado, senador e tudo mais.
Quando será que vamos parar pra pensar um pouquinho antes de votar?
Postar um comentário