-->

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Oposição obstrui sessão no Senado e derruba MP 520

Os senadores da oposição, apesar de minoria, conseguiram nesta quarta-feira a primeira vitória, no governo da presidente Dilma Rousseff, ao derrubar as medidas provisórias (MPs) 520 e 521. A sessão deliberativa foi obstruída pelos oposicionistas desde as 14h30, quando começou, até a meia noite. Com isso, as MPs perderam a validade e não podem ser reeditadas pela presidente Dilma Rousseff com o mesmo texto.
A Medida Provisória 520 autorizava o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A nova estatal tem por objetivo administrar os hospitais universitários, unidades hospitalares e a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A MP 521 reajusta o valor da bolsa para médicos residentes de R$ 1.916,45 para R$ 2.338,06, retroativo a 1º de janeiro. A medida provisória também disciplina outros direitos como as licenças-maternidade e paternidade.
Para o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), os oposicionistas prejudicaram a população que depende do serviço público de saúde. “Eu lamento a atitude da oposição de prejudicar justamente a área da saúde. Eles foram míopes ao escolher o alvo. Mirar na saúde para atingir o governo é um erro”, disse. Ele, contudo, também afirmou que as MPs podem ser reeditadas em outros termos para retornarem ao Congresso Nacional.
-----------------------
Fonte: Jornal do Brasil

26 comentários:

MERI disse...

Dodo chega de hipocresia, agora nós queremos a verdade. Sinditest contra, Fasubra contra, Andifes contra, quem, sera a favor de nós?
Alvaro Dias e Requiao brilhantes na falas de oposição, são do Paraná. sera que conhecem o HC, acho que não. Jornada de trabalho de 40 horas na teoria, na pratica 30 horas, Podem criticar a vontade mas defendo de público o esforço da Senadora Gleise, que mesmo levando bordoada de todos os lados defendeu os 26 mil funcionarios que irão perder seus empregos.
Agora quem quer saber sou eu o que a UFPR ASUFEPAR APUFPR, SINDITEST, DEPUTADOS SENADORES VÃO NOS DIZER ESTAMOS NA RUA/ ACORDO COLETIVO NÃO FOI FECHADO POR QUE ELES NÃO PRECISAM MAIS DE NÓS, E VOCES SERVIDORES DA UFPR VÃO NOS DEFENDER OU VÃO ACHAR NORMAL A DEMISSÃO EM MASSA DE 1200 FUNCIONARIOS FUNPAR.
BASTA CANSEI, O PROXIMO CANDIDATO A REITOR TERA QUE SE CUIDAR PORQUE PERDERA UMA FATIA IMPORTANTE NA PROXIMA ELEIÇÃO ASSIM COMO TODAS AS ENTIDADES QUE SEMPRE USARAM O VOTO DA FUNPAR PARA SE ELEGER.
SABE COMO EU ME SINTO AGORA, QUANDO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ERA PRESEDENTE E ABRIU O PDV PARA A REITORIA QUEM SABE AGORA IRAO CRIAR O PDV PARA FUNCIONARIOS DAS FUNDAÇÕES PELOS SEJAM DIGNOS ASSUMAM UMA POSIÇÃO QUEREMOS A VERDADE. E NÃO ME VENHA DIZER QUE É O GOVERNO QUE TEM QUE RESOLVER PORQUE AS UNIVERSIDADES E AS ENTIDADES TAMBÉM SÃO RESPONSÁVEIS

Dodo disse...

Meri,
Compreendo a angústia e incerteza que perpassa o coração de todos os trabalhadores da FUNPAR, pois estão sendo jogados, como cortiça nas ondas, para lá e para cá. De um lado o TCU impõe a correção da situação julgada como irregular, do outro lado o governo apresenta uma saída que também não é a melhor do ponto de vista do serviço público, com a criação dessa empresa de direito privado para a gestão dos recursos financeiros e humanos dos hospitais. Percebe-se que o Governo não quer contratar novos servidores de hospitais em regime que garante estabilidade (RJU) mas manter a flexibilidade de gestão com o regime CLT, e por isso insiste com a proposta da EBSERH (e insistirá). Gleisi, como parlamentar identificada com a matriz governamental dessa proposta da MP 520, assume a defesa dela, é natural. Mas o movimento sindical não concorda, e vai continuar exigindo que o Governo libere todo o financiamento necessário e abra concursos públicos para preencher todo o pessoal em carencia nos HUs. Gleisi tentou fazer emenda para preservar os empregos do pessoal FUNPAR, mas, mesmo assim, na Camara de Deputados, todas as emendas foram derrubadas, inclusive a delas. Ou seja, o que se aponta é que os trabalhadores da FUNPAR continuam na incerteza e tendo que se preparar para futuro concurso para manter emprego, isso é o que parece mais sólido afirmar.
O que criticamos neste espaço do Blog é a falta de franqueza de certas autoridades e das lideranças sindicais do Sinditest, que ficaram o ano inteiro de 2010 vendendo ilusão ao pessoal FUNPAR, escondendo a gravidade da situação, para posar depois de "benfeitores", e agora ficam por aí com cara-de-pau mostrando indignação. Até hoje, até mesmo a proposta da MP 520 (que este Blog também acha ruim) nunca foi submetida a uma avaliação às claras dos principais trabalhadores interessados, os da FUNPAR sob risco de perda de emprego: quem fez uma consulta séria se esse coletivo funpariano não toparia entrar na EBSERH? Ao invés, o sindicato assumiu como posição que os funparianos eram contra a EBSERH, passou a lutar contra, mas sem dizer como fica a situação agora que a MP 520 está (temporariamente, achamos) derrotada. E foi derrotada por bobeira do governo, pois o governo tem maioria para aprovar no Senado como aprovou na Camara.
Enfim, a incerteza persiste e quem sofre mesmo são os servidores da FUNPAR.

GUFLOS disse...

CHEGA DE HIPOCRISIA MESMO, DONA MERI!
VOCÊ ERA TERMINANTEMENTE CONTRA A FUNDAÇÃO ESTATAL DE DIREITO PRIVADO, LEMBRA?
POR QUE AGORA DEFENDE TANTO ESSA EBSERH? SERÁ POR CONVENIÊNCIA SUA OU SERÁ PORQUE NÃO PERCEBE QUE ESSA EMPRESA É A FUNDAÇÃO ESTATAL TRAVESTIDA DE OUTRO NOME? OU, PIOR, MAS TALVEZ A HIPÓTESE MASI CERTA, É UMA QUESDTÃO POLÍTICA, OUPOLITIQUEIRA MESMO, PORQUE VOCÊ PRECISA DEFENDER A GLEISI, SEJA LA O QUE ELA FAÇA OU FALE OU PENSE!, NEM VENHA COM ESSE PAPINHO DE DEFENDER A CATEGORIA FUNPARIANA, ISSO JÁ "COLOU" TEMPOS ATRÁS, MAS HOJE???!!...

Girau disse...

Isso mesmo Guflos, é muita hipocrisia, a saber que o maridinho da Gleisi em Assemléia no HC no fechar as cortinas antes das Eleições era todo ouvidos ao Povo da Funpar, prometendo mundos e fundos a categoria Funpariana, passou a eleição a Dirmitcha ganhou e o maridinho da Gleisi mudou de lado e mandou as favas o pessoal da Funpar. Ora, ora bom ter uma S/A para controlar os hospitais, ela já chega com patrimonios vultuosos e os cara só iam entrar para coletar os lucros, em cima de quem? do sangue de nós funparianos, abram os olhos colegasssss POR FAVOR, não se deixem iludir por falsas propostas de aumentos, porque os lucros vão só pra eles, alem de q esta EBSERV seria a pretensão de cabide para um bando de politicos que seriam colocados lá goela abaixo sem entenderem uma virgula de saude/educação....

Unknown disse...

Antes de acusarem o Blog de ser contra os funparianos, vejam como foi conduzida a votação da MP 520 a nivel Nacional ontem pela Presidente da mesa do senado a Petista Marta Suplicy,eu pensei que essa particularidade só pertencia à mesa do SINDITEST em nossas Assembléias....copie a url: http://www.youtube.com/watch?v=vKz30VGZ4o0.......Este foi o devido respeito dado aos 26.000 celetistas que pelo país acreditaram que teriam seu problema resolvido.Depois de verem o vídeo, ai sim julgue os verdadeiros culpados.

meri disse...

Guflos
Com todo respeito, primeiro tenha coragem de se identificar, eu não respeito quem se esconde atras de pseudônimos, se for da reitoria entendo a sua indignação, afinal o temor maior dessa empresa sempre foi de vocês, para nós qual a diferença somos CLT, não temos estabilidade somos problema pro HC, temos servidores no HC que ´nos odeiam,e para completar temos um sindicato que finge que nos defende, uma fasubra que só defende servidores, alias festejando em sua pagina essa vitória, então não me venha dizer como se luta, espero mesmo que você seja da reitoria pois lhe informo que dia 06/06 vocês estarão em greve, espero ver você na rua se é que você tem coragem defendo seus direitos, porque eu sempre defendi o da nossa categoria e nunca tive medo de me arriscar, pior é você que tem que ficar mandando indiretas por email, se quiser debater frente a frente venha em nossa assembléia dia 07/06 quem sabe ajudaremos vocês a mobilizar a sua categoria para a greve.
Um ótimo dia pra você.

Anônimo disse...

A MP foi derrubada!
.
RJU para todos

Anônimo disse...

Caraca quando vcs servidores/UFPR e funcionários da Funpar do HC vão aprender que não é servidores Reitoria que se fala e Sim Servidores/UFPR .....
Pois se a Reitoria tivesse tudo isso de servidores que vcs falam ela estaria pior que a Assembléia do Paraná....inchadassa...

GUFLOS disse...

Meri, Meri, pobre Meri!
Você me dá pena.
Se respeite primeiro pra depois falar em respeitar algo ou alguém.
Mas agradeço a ajuda pra mobilização pela greve, ofereça essa ajuda também ao sindicato Para Todos, estes sim, carentes de ajuda e de opiniões valiosoas e experientes como a sua!

Unknown disse...

Olá pessoal...parece que os ânimos estão mais calmos,leio diáriamente este blog,desde a sua implantação e posso garantir que este assunto foi um dos 10 + quentes do ranking,das matérias mais polêmicas exibidas por este Blog.Dito isto, eu gostaria de fazer algumas considerações: Como disse em uma única frase o Anônimo "A MP.foi derrubada" também sem perceber os colegas funparianos que se deixaram envolver pelo calor da péssima novidade de quarta-feira não perceberam que ele mesmo no rodapé de seu comentário apontou um caminho, quer dizer ...caminho este se quisermos,construir,vejamos ele disse..." RJU para todos" Partamos daí numa avaliação fria sem paixão,nem desespero.Os colegas Servidores da UFPR,como ele mesmo reivindica...mostrou que sempre foram solidários à causa dos funcionários Funpar,QUEM nesta Universidade não sabe que somos Nós na linha de frente no atendimento burocrático,quisás de quase todo o seguimento profissional do Hc,incluindo Médicos Residentes e outros profissionais de nível superior.Isto é público e notório tanto que soava como gozação, mas cansei de ver partir elogios aos funcionários funpar em mesa de negociação por parte do Diretor Geral que antecedeu a atual direção. Agora convenhamos uma coisa é os CONCURSADOS serem solidários à Nós celetistas,outra coisa bem diferente é querermos que eles aceitem que entremos pela porta dos fundos,SEM CONCURSO é aí que a coisa começa a pegar mal,pois a choradeira que foi feita,me desculpe mais caiu por terra todo um discurso fundamentado em política de organização da categoria que eu representei um dia e por um longo tempo.Vamos parar com isso, o leite derramou ou melhor, derramaram por Nós,agora é limpar o fogão tornar a acendê-lo e pensar de maneira Inteligente e Estratégica,como vamos reorganizar a luta,sem delegar mais poderes a quem já demonstrou que como diz a cantora Luca " Tá nem aí...opa tô
nem aí,para este povo,estou disposta,a colaborar com idéias para as lideranças funparianas avaliarem e por em prática,transmitindo à categoria FORÇA E UNIÃO,afinal não temos mais nada a perder e ficar esperando como se dará as demissões é ruim hein! Acho que agora é conosco mesmo. Digo isto não por pretensões políticas ou o empanar o brilho de ninguem,mas alguem tem que despertar novamente o senso na categoria de que só a UNIÃO FAZ A FORÇA,no passado isto funcionava e bem,já que não iremos pertencer ao quadro pelo menos indiquemos como lideranças como cobrar nossos direitos trabalhistas e já na Assembléia proposta para o dia 07/06/11 cobrar do Reitor e da Direção Geral....se é que irão aparecer,como se dará as demissões,afim de que tenhamos assegurados os nossos direitos trabalhistas,para que saiamos com dignidade.E não devemos aceitar passivamente posicionamentos do tipo " A UFPR não tem dinheiro para indenizar,ou vamos pensar em alguma maneira ainda é viável,chega temos que dar um basta....Que façam empréstimo,que conversem com os senadores do Paraná para o governo liberar verba recisória,,,afinal a FUNPAR acabou e como qualquer empresa da iniciativa privada, quebrou,faliu o trabalhador não pode ser penalisado.

Anônimo disse...

Trabalho a 19 anos e se fala tanto que as Fundações ou a empresa seria cabide de empregos, vertentes de corrupção etc... Vamos então fazer com que as pérolas dos servidores da nossa UFPR trabalhem suas 40 horas, pois existem servidores e servidores os que trabalham e os que nem se quer aparecem para trabalhar e mais já estão aí se preparando para uma Greve em 06 de junho. Parabéns pérolas as Os Funcionários das Fundações sempre trabalharam para as pérolas fazerem greve de Pijamas. Agora quem sabe mandando nós para rua eles tenham que trabalhar né!!! Eu já estou aposentada e desanimada pois ninguém está preocupado mesmo com a saúde, hospital ou as família das fundações que ficarão desempregados. Acho injusto ter que sair mais ao mesmo tempo quero ver como os Reitores se posicionaram com relação as demissões. HÁ NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR OS RELÓGIOS PONTOS VAMOS VER SE AS PÉROLAS SÃO TÃO DE LUTA ASSIM PELO NOSSO HC. CANÇADA DE SER FUNDO DE CHÃO PARA AS PÉROLAS.

Guaracira disse...

Minha gente, que triste ver essa disputa e separativismo entre pessoas que trabalham juntos na UFPR, sejam elas FUNPARIANOS ou RJU. Essa guerra, bem como os sarcasmos aqui trocados em nada vai contribuir com a questão da derrubada da MP 520 e nem com coisa alguma. Somos todos trabalhadores desta Universidade e, como tal, deveríamos nos unir sempre e buscar alernativas para os problemas que surjam, pois em diferentes graus, eles acabam por atingir a todos, sem distinção ou discriminalização de regimes contratuais.

Trabalhei no HC lado a lado com colegas contratdos pela FUNPAR e sei o valor do trabalho de cada um deles, mas seique os colegas RJU igualmente tem seu valor e contribuem com a sua cota. No caso específico do HC, se todos os funparianos forem demitidos, como determina o acórdão do TCU, o HC simplesmente fecha, todos nós sabemos disso. Qual será a solução? Ninguém sabe, mas cada um pode somar-se à luta e contribuir com "seu quinhão".

Penso que devemos voltar nossa "artilharia" contra aqueles que deixaram a situação chegar a este ponto. E quem são estas pessoas? Será que podemos responsabilizar os colegas RJU por isso? Será que a culpa é dos CLTistas? Será que é da Direção atual e antecessora do HC? Será que a culpa é dos políticos, que prometem, mas nada fazem? Será que é do Sinditest, que enrola e não diz a verdade? Contra quem, realmente devemos apontar nossas armas, nosso desapontamento, nossa frustação, nossa ira, nossa indignação? É preciso ter bem claro tudo isso, a fim de que não caiamos na armadiha separatista que o governo tanto quer; é preciso estar com essa questão ( dos culpados) muito bem clara dentro de nós, para que não saiamos mirando e atirando palavras, acusações, insinuações a quem não é merecedor.

Cuidado, colegas, o momento é de união e, como disse o ECLETICO: "A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!

clt doente disse...

Guaracira me poupe se voce fosse combativa não tinha saído do HC, antes de falar em luta volte pro hc depois venha com esse discurso demagogo.

Unknown disse...

Pois é Guaracira,creio que voce entendeu o meu objetivo,não adianta nivelar por baixo. Quando eu disse há que se ter Inteligência e Estratégia,e que a UNIÃO FAZ A FORÇA é porque tudo isso depende de IDENTIDADE,para ser ouvido e fazer a diferença vou explicar: Ao meu ver o alvo a ser severamente questionado neste momento é o GOVERNO.Quem sabia ser 26.000 Terceirizados X 53.000 Servidores Públicos Concursados?Quem iria como Plataforma de Governo Reestruturar o SUS para dar Saúde de Qualidade à Sociedade Brasileira? Quem vetou Concurso Público no início do Governo a título de contenção de despesa?Vamos pensar a respeito sem Paixão,friamente analisando...Pois bem abrindo mais o leque, trazendo para nossa realidade de Representação enquanto Base Sindical, nunca me esqueço da primeira vez que fui para Brasília nos idos de 1999/2001(+)ou(-)era eleição da
FASUBRA eu levei um tremendo pau, fui até vaiada,subi na tribuna e me Identifiquei como Funcionária Celetista da UFPR. A casa caiu,a diretoria da época tinha que explicar o que eu estava fazendo ali se a FEDERAÇÃO não me reconhecia como Representante de base,os Diretores da FASUBRA cobravam do Sinditest o conserto da base sindical(celetista não pode fazer parte,eles diziam e creio que até hoje são cobrados, e eu ali era apenas observadora não tinha voz e nem voto,só sabiam me dizer que eu não me manifesta-se mais.Eu fiquei indignada naquele momento com todos os servidores...cheguei à Vice Presidência do Sinditest por teimosia e por querer ver a categoria celetista organizada.No decorrer dos anos estudei o RJU, só aí me dei conta que os servidores defendem o seu regime como nós defendemos o ACT apesar de constatar novamente a falta que faz a IDENTIDADE, o Servidor concursado é visto,ouvido e tem a Fasubra que os representa com força perante o Governo Federal e Nós celetistas Fantasmas, é aí que eu quero chegar O Governo sabe desta distorção há muito tempo tanto que se vale disto e usa da massa de manobra para fazer frente à Sociedade como filtro de um SUS decadente,improvisado e caótico pois sabe que não somos ouvidos,por outro lado não quer perder os 26.000 votos e aí barganha mentiras e usa descaradamente falsas promessas enrredando tudo e a todos.Para encerrar nesta GREVE a FEDERAÇÃO DEVERIA SAIR COM UMA PROPOSTA PARA o PROBLEMA DOS 26.000 Colegas Celetistas, aí SIM HAVERIA UNIÃO pois SERVIDOR TEM IDENTIDADE é Ouvido enquanto o CELETISTA continua FANTASMA e PIOR CAIXA 2 segundo o TCU.

Regina disse...

A grande maioria do pessoal RJU não tem o menor motivo pra gostar ou deixar de gostar do pessoal Funpar simplesmente porque não se conhecem e não sabem dos problemas uns dos outros. O nosso sindicato colabora muito e reforça essa separação. Basta andar pelos campi da UFPR e ver que a maioria não sabe o que está ocorrendo no HC. Os usuários, os estudantes, a imprenssa, a população em geral também não. Não houve trabalho de esclarecimento interno nem externo. O reforço dessa separação que sempre teve motivo político eleitoreiro fez com que uns não soubessem dos problemas dos outros. Também é político o motivo da desinformação da comunidade externa que se informada poderia atrapalhar o andamento da MP que agora virou projeto de LEI. O pessoal de fora do HC também tem problemas. Não vivem num paraiso isolado do assédio, desrespeito, fofoca, politicagem e falta de informação. Se é verdade, o que pessoal RJU odeia o pessoal Funpar acredito que as lideranças do HC já deviam ter trabalhado pra acabar com essa diferença que não tem sentido. Pessoas que tinham interesse em manter a separação pra ficarem com a imagem de protetores do grupo Funpar agora devem assumir a responsabilidade de seus erros. Não foi o pessoal RJU quem armou um circo dentro do HC onde muita gente aproveitou pra se fazer "LIDER". Quem armou o circo, distribuiu ingresso e aplaudiu o show está longe de ser ingênuo. Quem sempre jogou pra platéia mas não jogou no time. Usaram a "LIDERANÇA" pra ganhar um carguinho. Se aproveitaram da esperança de muitos que deram anos de suas vidas trabalhando no HC. Não foi o pessoal RJU que por inúmeros eleições votou macissamente neste grupo que permanece no sindicato faz muito tempo e que comprovadamente não se esforçou pra resolver o problema. Ficar se degladiando entre colegas que nunca fizeram nada pra prejudicar uns aos outro é o pior que pode acontecer pra ambos os lados.
É hora de tirar a máscara. Chega de jogo.

Sebastião Dambroski disse...

Guaracira, você tem razão no seu comentário ao invocar a UNIÃO dos servidores UFPR/FUNPAR neste momento de crise que já se arrasta há muito tempo. Na Assembléia deste dia 07/06 (amanhã) que todos de forma serena busquem através do dialogo concretizar um documento para que a Reitoria se posicione de forma clara e objetiva. Que as coisas comecem a ficar mais transparentes entre as entidades representativas de classe, principalmente, em relação ao agente pricipal dessa luta que é o SINDITEST-PR. Que o sindicato consiga encampar essa luta como a mesma deve ser encarada, dando um pouco mais de tranquilidade aos trabalhadores da FUNPAR que já não sabem mais a quem perguntar sobre o futuro. Para que o futuro seja bom precisamos agir no presente.
Que as negociações satisfaçam a categoria que é responsavel pelos serviços de saúde prestados à comunidade e que fizeram esse hospital ser referência nacional.

Choque de Gestão disse...

Ao pessoal da FUNPAR:

Não se preocupem, pois o reitor irá para cadeia mas não deixará nenhum funcionário da FUNPAR ser demitido.

Promessa feita em Assembléia com a presença maciça dos funcionários da FUNPAR. Tá Na hora de cobrar. Se o Sinditest não cobram, liguem, mandem e-mail, desçam pessoalmente a Reitoria para cobrar.

Anônimo disse...

Quero parabenizar a comissão de negociação pela conquista, e dizer que também trabalho na iniciativa privada e o nosso aumento foi de 6% e nada mais 5% já recebido e 1% somente em agosto. Ora pessoal é um ótimo índice, aí fora não está nada fácil e, se acharam o aumento ruim como vi colegas reclamando pior ainda seria sem o nosso emprego. Ora se tivéssemos aceitado uma greve já vi esse filme na hora de dar a cara para bater teríamos meia dúzia como já presenciei várias greves. Acho sim que no momento nosso FOCO maior é COBRAR UM POSICIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO COM RELAÇÃO AO NOSSO EMPREGO.

Parabéns Meri e componentes da Comissão de Negociação pelo ótimo acordo.

Sinditest: me desculpe saia de cima do muro e veja se vcs querem ou não nos defender?

Administração:

Agora podemos sim cobrar do Reitor outros meios de reconhecimento do nosso trabalho. Vcs formandos podem sim cobrar e muito sua transposição de cargo, alías ele deixou claro o aceleramento das transposições. Então Briguem por ela.

ET/ Eu infelizmente escutei da nossa Gerente da UAP GISELE pessoalmente que COMO SOU APOSENTADA NÃO TENHO MAIS DIREITO A PARTICIPAR DO PROGRAMA. TRIZTE NÉ ME SENTI UMA VELHA DE 60 ANOS MAS TUDO BEM.


Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ENFASE EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO PELA PUCPR DESDE 2003

AGORA APOSENTADA GRAÇAS AOS MEUS 34ANOS TRABALHADOS E RECONHECIDOS EM OUTROS LUGARES POR ONDE TRABALHEI MENOS AQUI NO HC.

ROSANA NUNES FERREIRA

Anônimo disse...

Bem lembrado Sr Choque de Gestão.

Guaracira disse...

CLT DOENTE!

Desde quando é preciso estar no HC para ser combativa?? Queres dizer que somente queme está lotado no HC sabe combater, sabe lutar?? Os demais servidores da UFPR não sabem fazer a luta? É isso memso que estás querendo dizer ou isso se refere apenas a minha pessoa?

Minha saída do HC incomodou e, pelo visto, ainda incomoda muita gente, mas isso não fez e não faz de mim uma pessoa não combativa. Sabes que fora do HC existem muitos e variados problemas que s servidores enfrentam diariamente, sem que ninguem venha oferecer ajuda, nem mesmo esse nosso Sindicato, que deveria ser mesmo PARA TODOS, como é seu slogan. Talvez tua realidade seja apenas a do HC, mas saiba que a UFPR é muito mais,tem outros setores, outros departamentos; o HC é apenas uma parte da UFPR, apenas um setor, não sei se sabes.

Outra coisa que talvez desconheças é que remoções( troca de pessoal entre os diversos setores) são bastante comuns nas IFES, logo minha saída do HC não teve nada de anormal, a não ser para aqueles que pensam usar isso contra minha pessoa, o que é algo muito dificil de entender, eu diria, algo até DOENTIO, como teu caso!

Então, CLT DOENTÍSSIMO, se sai do HC é porque la nao me foi proporcionado crescimento profissional e nem pessoal; foi porque lá conheci bem de perto a falta de etica, egoismo, o corporativismo e o quase descaso com a saúde dos usuários do HC e também dos funcionários que la prestam valiosos trabalhos, como deve ser teu caso. E ter coragem de mudar, de recomeçar, de é ser combativa, é ir à luta. Ficar na mesmice, so reclamando e aceitando as coisas do jeito pronto que nos mandam, sem coragem de mudar,isso sim é inoperante, isso é deixar se abater e manipular. ISSO É NÃO SER COMBATIVA(O).

Pensa bem, faz tua análise, quem sabe a gente pode sentar e trocar algumas ideias.

Luis Otávio disse...

Limitação, egoismo ou ambos.
A universidade se limita ao HC. Só seus problemas são importantes. Quem não está lotado no hospital não é combativo.
Quem sabe um dia as pessoas se abrem para uma realidade bem mais difícil e mais complexa.
Muita gente era contratada via Funpar e trabalhava fora do HC. Sofreram por anos a pressão e a dúvida quanto a sua permanência no emprego. Foram descartados como se não tivessem a menor importância.
Onde estavam os "LIDERES" Funparianos "SOLIDÀRIOS" e "COMBATIVOS" que não se apresentaram pra cooperar com seus colegas?

Unknown disse...

Luis Otávio,antes de te responder eu gostaria de focar alguns pontos muito importantes de forma suscinta, só para voce entender:A Universidade tem vários Campis,porém é voltado ao Ensino/Pesquisa ou seja o foco é Professor/Aluno,quando muito o T'A para dar o suporte necessário para fluir o burocrático.Já no HC além do Professor/Aluno VIDAS HUMANAS são como produtos para dar vazão ao conhecimento destes Alunos diferenciados, ou seja VIDA e MORTE diáriamente convivem em luta constante e neste contexto Profissionais de vários segmentos atuam como TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE,cada um disputando o seu espaço, pois todos estão de alguma forma se especializando dentro deste enorme UNIVERSO,por isto o HC.é visto como ATIPICO, mas importantíssimo para a sociedade pois por determinação do próprio Governo Federal há que Não se Privar o conhecimento do ATENDIMENTO via SUS.A título didático conseguem circular diáriamente cerca de 2.500 pessoas,quisás mais....pois estou desatualizada.Portanto Luis...Limitado ou Egoísta não deveriam ser termos introdutórios para abrir o leque de sua curiosidade,bastava voce perguntar diretamente isto não ofende,agora quando voce afirma coisas camuflando o devido conhecimento eu fico sem saber se voce quer algum esclarecimento ou se sabe de alguma FALCATRUA,aí com todo o respeito eu acho que voce na qualidade de Servidor Concursado e portador do "DOU FÉ" deveria
denunciar ao MP.e não questionar trabalhador.Mas vamos lá estamos no Cordel de informações então eu te digo de ante mão que somos há muito tempo COMBATIDOS no seio do HC, sabe porque?Porque não temos plano de carreira,embora trabalhemos dentro de um hospital,não podemos se quer adoecer, já houve caso de colega morrer trabalhando,porque não podia abandonar seu postoi de trabalho,colega portador de ataque epilético, caiu ao meu lado babando e eu e mais colegas tivemos que cercar um residente para encaminhá-lo para receber atendimento na SAMTÉ que nada mais é que um SIATE da vida e levá-la para ser atendida na UNIMED pois o PA, não podia atender ao funcionário.Acredite se quiser, se hoje temos um ACT (Acordo Coletivo de trabalho mínimo foi ás custa de muitas demissões por nos tomarem por METIDOS, estes eu tenho conhecimento e posso te assegurar com toda a tranquilidade nossos salários são assim dispostos; Nível de Apoio ganha menos que um terceirizado da UFPR,Nível Médio com Observação(AUX.Escritório na UFPR este termo é cargo extinto,datavenha hoje é qualificação para estagiário,aí eu me enquadro e falo com propriedade CR$ 1.363,00 bruto,logo líquido é CR$ 887,00 e o Nívelll SUPERIOR COITADOS DOS COLEGAS,OSCILA ENTRE CR$ 1.500,00 e CR$ 1.600,00, e aí voce pergunta a onde estavão os Líderes Funparianos,eu te respondo ano após ano tentando arrancar de aumento salarial cerca de CR$20,00 ou CR$ 30,00,(Reais)É LUIS... como voce pode ver NÓS gostaríamos e muito de ser concrusados pois eu tenho certeza que o salário de vcs.não é igual ao nosso nem de longe.

Unknown disse...

Luis Otávio, faltou eu dizer algumas coisas coisas em relação a contratados pela FUNPAR,isto eu falo porque ao longo da minha caminhada nesta jornada "INGLÓRIA"sem ganhar absolutamente nada além do meu salário que já revelei a voce.Eu aprendi muito e sem falsa modéstia sou respeitada por isto,pois bem,vamos ao que me propus colaborar com o Cordél de informações para tentar em cima de suas próprias palavras,no segundo parágrafo de seu comentário que diz..."Quem sabe um dia as pessoas se abram para uma realidade bem mais difícil e mais compléxa"Pois bem partamos exatamente deste ponto:Somos funcionários do HC contratados pelo convênio Funpar,isto quer dizer que o nosso RH esta firmado lá no prédio da João Negrão o Edifício Prof. Ociron Cunha,os funcionários foram daqui do Hospital e te digo com toda a certeza que os salários são bem diferentes dos praticados aqui,como os que atuam no HT.no Vitor Ferreira do Amaral,inclusive os poucos distribuidos no seio da própria UFPR. E sabe porque são contratos diferentes,que passam pelo fórum Estadual e Municipal como órgãos reguladores destes contratos.A FUNPAR é Gestora de todo este verdadeiro ARSENAL Trabalhista.Complicado Não!!!!aqui no HC anos atrás somava-mos 5.000 trabalhadores,neste Universo muitos sairam por prestar concurso em outras esféra (Estadual/Municipal,outros foram demitidos eo pediram demissão outros tantos mais antenados com a espectátiva de concursos escássos mais que houveram nos idos de 1984/20004 se não me falhe a memória conseguiram prestar estes concursos e trocaram o regime este é o caso do Senhor Vice atual do Sinditest Antonio Néris e outros tantos que não me recordo agora....é...foram LÍDERES FUNPARIANOS um dia, de onde veio esta linha SEPARATISTA bem fincada.A partir daí novas Lideranças nasceram e tem sido muito difícil romper este NÓ na cabeça até dos próprios colegas concursados que trabalham conosco dentro do hospital é compléxo e difícil o entendimento, Sabe porque? Constantemente é lembrado a diferença de Regime.RJU- tem direitos e deveres,porém tem IDENTIDADE conferido pelo Concurso Público sua estrutura de defesa vai além do SINDICATO de BASE tem o AMPARO da FASUBRA.Já o CLT, também tem direitos e deveres,porém o amparo legal é frágil é limitado ao SINDICATO de BASE, para cobrar direitos no máximo pode dispor da DRT( Delegacia Regional do Trabalho e ou acorrer ao MPT(Ministério Público do Trabalho) aí meu caro a porca torce o rabo a notícia corre,voce fica exposto nasce o Assédio e se o MEDO for o teu amparo,voce esta perdido.Ninguem te ajuda neste labirinto nem os próprios funcionários celetistas.ÉEEEE como diria a Dona Jura da novela O CLONE "É BRINQUEDO NÃO!Para encerrar é por isto que eu te disse ao final do comentário anterior...Quem não gostaria de ser concursado,tudo seria mais fácil,pelo menos para quem esta aqui dentro do hospital evitaria muita perda de tempo explicativo, estaria todo mundo navegando o mesmo bote ou navio seja lá o que o valha.

Unknown disse...

É isso aí Sebastião Dambroski,muito obrigada pela sua dica, foi de grande valia.Estive na Assembléia do último dia 07/06 e em dado momento lancei mão da sua idéia e fundamentei uma proposta que deu um NORTE REVIGORANTE para a plenária votar com tranquilidade, inteligência,sem interferência,posso assegurar que o 7º andar do Anexo B tremeu a categoria após o pronunciamento e a retirada do Reitor e dos membros que representavam a Direção Geral,literalmente botou para quebrar, cerca de 700 colegas celetistas encheram o Anfi teatro ,era NITRO GLICERINA PURA a nossa comissão de negociação dos trabalhadores Funpar, jogaram limpo com a categoria confessando que foram até onde podiam ir e que não adiantaria mais pressionar,confesso que a Comissão dos Trabalhadores foi PEITUDA,pois Eu sei que normalmente não é fácil negociar, ainda mais tendo sido utilizado como Inteligente útil para toda a monobra desenhada.Enfim depois do dia 7/6 acredito que nada mais será tão conduzivel assim pelo menos aqui no Paraná a categoria deu seu recado ao Sindicato e ficou claro que eles vão ter fazer a lição de casa,ainda SIM pelo que percebi eles vão experimentar uma "BELA DERROTA NAS URNAS É SÓ ESPERAR PARA VER! O que importa é que os funcionários viram que diante da situação posta devemos confiar nos velhos LÍDERES, que ainda continuam sendo depurados na Base.

Luis otávio disse...

Eclético
O que eu quero dizer é que tanto RJU quanto CLT tem falsos lideres. Um exemplo disso é a diretoria do nosso sindicato que não lembra mais o que é trabalhar e fica fazendo teatro ensaiado entre quatro paredes com o amigo reitor. Chutam portas, mas na verdade nunca estiveram realmente contra a MP520.

Unknown disse...

Ok! Luis Otávio, de qualquer forma eu acredito que voce pode obter mais informações a respeito da NOSSA CAIXA DE PANDORA como é conhecido o HC.VALEU