-->

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Que fim levou a Auditoria das contas 2008-2011 do Sinditest?

Quando a atual Diretoria do Sinditest era ainda a "Chapa 2 - Mudando o rumo dos ventos" - que disputava a eleição no final de 2011, lia-se o seguinte em seu site de campanha:


"As despesas do sindicato não podem ser uma caixa-preta, as decisões políticas devem ser coletivas. Chega de personalismo, de autoritarismo, de transformar uma entidade sindical em propriedade, em quintal da própria casa!"

Dentre as propostas da então Chapa 2, para o setor financeiro propunha-se:

"- Prestação de contas mensal, via site e assembleia;
- Democratização dos gastos do sindicato, explicitando à categoria o que é gasto na imprensa, em materiais, no jurídico, etc;
- Publicização da gestão financeira."

Logo depois de tomar posse em janeiro deste ano, a Diretoria anunciou a intenção de custear uma Auditoria independente para examinar detalhadamente as contas das gestões passadas.   No vídeo acima, vemos o encerramento da assembleia geral de  31 de janeiro de 2012,  em que a Auditoria é aprovada por unanimidade (sem que isso isente o Conselho Fiscal 2010-2011 de fazer as prestações de contas de 2010 e 2011).

Bom... então o que é feito da Auditoria? Alguma iniciativa foi tomada para tornar realidade a decisão da categoria expressa naquela assembleia?   A condenação da "caixa-preta das finanças do sindicato" era só papo de campanha pra ganhar eleição e agora nada?   A própria promessa de "prestação de contas MENSAL via site e assembleia", alguém viu alguma vez isso?  Quando a atual diretoria demonstrará com clareza que transparência não foi só conversa de campanha, gogó para enganar os trouxas?

2 comentários:

Administrativo UTFPR disse...

Sem contar um dos principais pontos que seria a REFORMA ESTATUTÁRIA. Essa reforma poderia melhorar e muito a gestão sindical e consequentemente esses imbróglios financeiros. Mas estamos quase na metade do ano e nada.

Sem susto. disse...

Esse sindicato virou trampolim político para diversos partidos. Sua base é grande, tem grande repercussão nas urnas e esta própria base não cobra dos dirigentes uma Gestão Séria e de acordo com as propostas de campanha.
Até agora a nova gestão não mostrou a que veio. Ah! Mostrou sim, veio para fazer TOUR aos Câmpus e Congressos que não acrescentam uma maior discussão dos assuntos desta base.
Digamos que em quatro meses ainda não foi possivel agir e as coisas estão sendo assentadas e que assim ao chegar próximo ao periodo de reeleição faz-se novas propostas e a base engole tudo de novo!!!