Na manhã desta quarta-feira (9), primeiro dia da paralisação nacional dos servidores federais, também ocorre outra mobilização importante na área da Educação. A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em conjunto com a UNE, a UBES, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e outras associações, organizam em Brasília o Ato "PNE já! 10% do PIB para Educação e 50% do Fundo Social do pré-sal para educação, ciência e tecnologia". A atividade acontecerá às 11h00 no Salão Verde da Câmara dos Deputados, com a entrega de um documento ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
O intuito da manifestação é sensibilizar os parlamentares para a urgência na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2010 e que está tramitando em uma comissão especial no Congresso. O plano tem como função sistematizar a educação brasileira, estabelecendo metas e estratégias para implementação entre os anos 2011 e 2020.
Além disso, as entidades reivindicam que 50% dos royalties do petróleo da camada do pré-sal sejam destinados a investimentos no sistema educacional e científico. Um documento foi elaborado pelas entidades para ser entregue aos parlamentares.
-----------------------------------
Fonte: com informações da ANPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário