-->

domingo, 12 de julho de 2020

Reitoria da UFPR disputada por duas chapas em consulta direta virtual

Reitor Ricardo Marcelo (com sua vice Graciela) e Prof. Horácio 

Por orientação de sessão do Conselho Universitário, de 18 de junho, o processo de escolha da próxima gestão da UFPR, gestão 2021-2024, será realizado através de consulta virtual a toda a comunidade universitária, ao longo do mês de setembro.

A indicação do método virtual foi referendada em reuniões virtuais das instâncias das três entidades da comunidade, APUFPR, SINDITEST e DCE, que também já escolheram representantes para integrar a CPC (Comissão Paritária de Consulta), organizadora da consulta.  

Foi de entendimento comum que, frente à imprevisibilidade da evolução da pandemia da COVID-19, cujo enfrentamento desrecomenda atividades presenciais nos campi da Universidade, e para atender prazos legais do MEC, será preciso recorrer à internet para aferir a vontade de estudantes, técnico-administrativos e professores (incluindo aposentados).  Trata-se de situação inteiramente excepcional nos 35 anos que decorrem desde a primeira eleição direta de reitor, de 1985.

Nesse meio tempo, a autonomia da UFPR em definir seu reitor e seus processos democráticos internos próprios estiveram ameaçados por duas Medidas Provisórias do desgoverno Bolsonaro, dispondo sobre o tema da indicação de reitores das IFES, a 914/2019 e a 979/2020.  Autoritárias, as MPs já foram devidamente enterradas, sem direito a velório, pelo Congresso Nacional.  Naturalmente, foram iniciativas do nefasto e fugitivo ex-"ministro" Abraham Weintraub, o pior ocupante do MEC de todo o período pós-ditadura militar.

Uma Comissão própria do CoUn estabeleceu um período de inscrição de chapas a quem tivesse interesse de concorrer à Reitoria, que já se encerrou. Um outro período foi também aberto às chapas dispostas a se submeter à consulta virtual perante toda a comunidade universitária (eleição direta), prazo ainda não fechado.

Na primeira instância de inscrição, apresentaram-se duas candidaturas: a do atual reitor Ricardo Marcelo da Fonseca, disputando reeleição; e a do professor Horácio Tertuliano Filho.  Ricardo é professor do curso de Direito da UFPR, além de ser formado em História.  O professor Horácio Tertuliano tem formação em Engenharia Elétrica pela UTFPR e atualmente dirige o Setor de Ciências Tecnológicas.

A CPC definirá regras e calendário de debates pela internet entre as duas candidaturas.  Acompanhe e participe!

Nenhum comentário: