-->

terça-feira, 28 de julho de 2020

Bolsonaro e a cloroquina; os Simpsons e a pedra anti-tigre

A rádio BandNews FM tem um programa matinal de debate político apresentado pelas jornalistas Sheila Magalhães e Carla Bigatto, e o jornalista Luiz Megale. Hoje, criticando as reiteradas apologias de Bolsonaro à inócua cloroquina e que a dita droga teria estimulado sua cura da COVID-19, Megale oportunamente aludiu a uma historinha do desenho “Os Simpsons”. Historinha sobre falácia filosófica. 

Na mundialmente famosa animação, surge um urso na cidade de Springfield, assustando a população mas, ele próprio, urso, está ainda mais assustado. E trata de fugir do lugar. Mas, aí, a cidade já tivera a iniciativa de criar uma “patrulha anti-urso”, até uniformizada, comandada pelo idiota Homer, que varre a cidade em busca do bicho. Não encontra o urso, que já fugira faz tempo, e Homer sai comemorando o que acha ser o sucesso da “patrulha”. 

Crítica e racional, a filha de Homer, Lisa, discorda da visão de que o sumiço do urso deveu-se às ações da “patrulha”, e mantém o seguinte diálogo (posto aqui de memória) com o pai Homer: 

Homer (exultante): “Viu só, Lisa, o sucesso da nossa patrulha?. Não há mais ursos em Springfield!” 

Lisa (cética): “Pai, tem certeza de que foi a sua patrulha que espantou o urso?” 

Homer: “Mas, claro! Ursos aqui não tem vez com nossa patrulha!! O que é essa pedra em sua mão?” 

Lisa: “Ah, é uma pedra ‘anti-tigres’. Ela espanta os tigres. Você já viu algum tigre nesta cidade?” 

Homer (surpreso mas crédulo): “Humm, é mesmo… Me vende a sua pedra?” 

Sensacional essa comparação do jornalista da BandNews entre a cloroquina “milagrosa” do Jair Messias com a pedra de Lisa Simpson. Pensem nisso. Duvidem das declarações peremptórias de um falastrão como Bolsonaro e notem sua alta capacidade de fingir. Dois fatos que ocorrem ao mesmo tempo nem sempre tem nexo de causa e efeito, mas fake news estão aí para enganar otários. 

2 comentários:

Maria Lúcia disse...

Sensacional

Maria Lúcia disse...

Foi demais essa comparação. Sensacional