-->

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Decisão sobre a implantação da Ebserh no Hospital de Clínicas fica para agosto

Vai ser somente em agosto, a decisão se o Hospital de Clínicas vai aderir a Empresa Brasileira de Recursos Hospitalares, conhecida como Ebserh. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho.


O reitor também disse que a reunião que vai decidir sobre a implantação vai ser realizada no prédio da Reitoria da UFPR e vai ser transmitida ao vivo pela internet. A votação já foi adiada várias vezes por causa de manifestações do sindicato dos funcionários da UFPR. Eles são contrários a Ebserh por considerar que a implantação é uma forma de privatização dos serviços do Estado. Eles também reclamavam que a votação seria feita de portas fechadas. Segundo o reitor da UFPR dessa vez ninguém vai ser proibido de entrar na reunião.

O reitor também confirmou que há uma cláusula no contrato que prevê que os 916 funcionários da Funpar continuem no HC por pelo menos cinco anos. Segundo a UFPR os atuais funcionários vão poder participar do concurso público que vai definir a contratação dos novos funcionários. Segundo o diretor do HC, Flávio Tomasich, caso a Ebserh não seja aprovada, a capacidade do hospital vai ser reduzida para apenas 163 leitos e também não haverá garantia de manutenção dos funcionários da Funpar.

A divida atual do Hospital de Clínicas é de 18 milhões de reais, relacionada a folha de funcionários da Funpar. Atualmente o HC tem 2900 funcionários e 139 dos 550 leitos estão desativados. Se a Ebserh for aprovada devem ser reabertos os leitos e 110 vagas novas devem ser criadas. O Tribunal Regional do Trabalho tinha determinado que a decisão sobre a implantação da Ebserh deveria ser feita até o dia 19 de junho. Mas a UFPR considerou que com o decreto de abusividade da greve dos empregados da Funpar as decisões do dissídio coletivo perderam efeito.

Nenhum comentário: