Como parte da programação do Dia Nacional de paralisação de advertência dos servidores federais, aconteceu à tarde, no Edifício D. Pedro I, um debate sobre o Plano de Carreira dos técnicos. Saudamos o esforço da direção do Sinditest em transmitir o evento pela internet através do site/programa TwitCam, em que pese diversas dificuldades técnicas com imagens e áudio.
Entendemos que um dos motivos para um aumento da participação dos servidores na greve de 2011 está ligado a um melhor uso da internet, através da inédita transmissão ao vivo de assembleias (que este Blog NaLuta batalhou para que ocorresse) e da criação de ao menos três novos blogs falando do movimento (um geral da greve e dois da UTFPR). Logo, a experiência deve prosseguir e melhorar.
Desconhecemos as condições financeiras atuais exatas no Sinditest, mas um bom investimento na área da Comunicação Sindical é essencial para organizar/mobilizar a base, além de esclarecer a opinião pública externa às IFES. A aquisição de uma assinatura de banda larga móvel realmente veloz (internet 3G) permitiria não ficar dependente das redes internas das próprias IFES, além de possibilitar documentar ao vivo manifestações nas ruas. E igualmente a aquisição de equipamentos de boa qualidade, como laptops, câmeras de vídeo e bons microfones.
Sugerimos também que o Sinditest envie ao menos um participante ligado à area de comunicação sindical ao III Encontro Nacional de Blogueiros (25-27 de maio, em Salvador-BA, com inscrições até 11/05), pois os debates e a troca de informações práticas nesse tipo de encontro certamente ajudarão a aprimorar esse setor estratégico do sindicato. Especialmente quando todos os sinais nas conversas com o governo federal apontam para a chegada de mais uma greve nacional dos servidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário