Várias pessoas tem chamado atenção para o problema, ele é real. A diretoria atual do Sinditest não tem dado a devida importância para a construção de mais uma eleição direta de reitor. Um processo que a duras penas foi conquistado ainda no final do regime militar, em 1984-1985, e que se mantém até hoje graças à atuação dos movimentos da comunidade, mas os novos diretores sindicais parecem menosprezar essa história.
O que se nota é que até os diretores que a gestão do Sinditest indicou para a CPC (Comissão Paritária de Consulta, junto com a APUFPR e o DCE) não estão nem aí para o debate do regimento da eleição, no qual há diversos pontos polêmicos. Faltam a reuniões, já houve substituições de nomes, o desinteresse é patente.
Parece que uma causa desse escasso interesse é a falta de uma candidatura reitorável com perfil que agrade à ultraesquerda que hoje comanda o Sinditest. Tem-se falado no nome da ex-presidente da APUFPR, a professora Astrid, da Educação Física, mas até o momento não se viu nenhum sinal concreto de que essa candidatura realmente se coloque. Então, os ultraesquerdistas da diretoria do Sinditest ficam sem tesão para construir a eleição direta em que, por ora, só há como contendores o professor Zaki Akel, candidato à reeleição, e, pela oposição, a professora Maria Tarcisa, diretora do Setor de Ciências Humanas.
Isso é péssimo, isso é demonstração de desprezo por uma conquista histórica de muito valor dos movimentos da comunidade da UFPR. Mas parece que certos "jovens" preocupam-se pouco com a história que aconteceu antes deles.
4 comentários:
isso é grave, mexe com uma categoria, que é de técnicos administrativos e funcionários Funpar, consulta esta que todos os interessados devem participar e votar. Reelembrando a Diretoria do Sinditest que a base da UFPR são os Estudantes, Técnicos Administrativos Docentes,e FUNPAR, só vejo essa discussão nas páginas do DCE e da APUFPR? Acorda Sinditest.
Enquanto aqui nem se discute a eleição a Universidade Federal de Sergipe fez assembléia comunitária para aprovar as regras da eleição de reitor.
http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=126977
companheiro Ronaldo, sempre bem antenado.
Pois é Ronaldo, e na assembléia de hoje teremos que ouvir as histórias do Famoso Confasubra.
Postar um comentário