-->

quinta-feira, 20 de março de 2025

Hospital de Clínicas realizou eleição de seu Superintendente


Nos dias 18 e 19 deste mês (3a. e 4a. feiras), foi realizada uma consulta direta à comunidade que trabalha e estuda no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), para indicar seu/sua Superintendente (antigo Diretor Geral). Esse procedimento, de natureza democrática, não era repetido há mais de duas décadas nesse órgão suplementar da UFPR que é o HC.  A paridade aplicada pela Comissão Eleitoral foi de 70% para o conjunto de professores e TAE, cabendo os restantes 30% aos votos dados por discentes.

Apresentaram-se à disputa do posto o médico Adonis Nasr, cirurgião e professor adjunto do Dep. de Cirurgia da UFPR e a enfermeira Elizabeth Bernardino, professora titular do Dep. de Enfermagem da UFPR e gerente de atenção à saúde do CHC.

A apuração dos votos, que foram depositados por via eletrônica (sistema coordenado pela AGTIC da UFPR), estava prevista para começar pouco depois das 19h30 do dia 19, horário de encerramento da votação. Segundo matéria publicada no site da UFPR, em 17/03, feita a apuração, o resultado será examinado pelo CoAd a partir das 8 da manhã de hoje, 20/03, sendo posteriormente enviado ao Reitor da UFPR, a quem cabe oficialmente indicar o novo Superintendente.

Entretanto, a Diretoria do Sinditest contesta procedimentos da Comissão Eleitoral e publicou em seu site, em 19/03, a nota intitulada "Eleições do CHC em xeque: Sinditest exige transparência e justiça no processo eleitoral".  Nesta nota, a direção sindical manifesta "profunda preocupação com as irregularidades verificadas no processo eleitoral para o cargo de Superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR".

Num parágrafo com severas acusações, os dirigentes sindicais afirmam que:

"Desde a atuação parcial da Comissão Eleitoral, que parece ter direcionado o processo de forma a prejudicar uma das chapas, passando pela postura da atual Presidenta do COAD – que acumula os cargos de superintendente e vice-reitora, além de manter conexões com figuras influentes, como Camila Fachin –, foram identificadas diversas inconsistências e irregularidades. Tais fatos nos levam a questionar se a eleição foi realmente organizada para refletir a vontade plena dos envolvidos ou se visa, de alguma forma, justificar a não realização de novas disputas, considerando que alguns eleitores tiveram sua participação limitada, em consonância com comportamentos autoritários recentes observados na Gestão da UFPR."

Não obstante as contestações do Sinditest, a apuração desta eleição resultou em 82,2% dos votos dados ao professor Adonis e apenas 15% à professora Elizabeth.  Assim, uma vez homologado este resultado pelo CoAd, resta ao Reitor finalizar o processo indicando o médico Adonis Nasr como novo Superintendente do CHC.

Nenhum comentário: