-->

quinta-feira, 27 de março de 2025

Greve de 24 horas em 28/03. Razão tem. Como?


A FASUBRA, depois de sua mais recente Plenária Nacional com os sindicatos de base, em Brasília, indicou fazer uma Paralisação de 24 horas no dia 28 de março, sexta-feira, data motivada pelo fato de que haverá uma mesa de negociação com o Governo Federal em torno de pontos ainda não cumpridos do acordo de greve de 2024.  

É justo que os/as servidores/as nas bases demonstrem, através desta advertência de greve de um dia nas IFES, que querem ver os diversos pontos negociados no final do movimento do ano passado cumpridos.  Entre estes, por exemplo, a implementação do processo do chamado RSC - "Reconhecimento de Saberes e Competências" -, que possibilitará que trabalhadores, a partir de suas experiências laborais em que desenvolveram conhecimentos e capacidades para melhorar os fazeres da Universidade, tenham isso reconhecido pecuniariamente, sem precisar passar por cursos de pós-graduação ou capacitação.

Não obstante a justeza da causa da parada proposta para sexta-feira, no caso da UFPR ela foi deliberada de forma um tanto complicada. E, ao que se vê, também convocada de modo acanhado nos diversos campi da UFPR. 

No referente ao modo como foi "discutida" e votada a paralisação de 28/03, remetemos o leitor a (re)ler a matéria deste Blog, publicada em 24/03, denominada "Assembleia sindical serve pra que mesmo?".  Entendemos que alguns elementos ali comentados servem para compreender certas dificuldades atuais para o movimento.

Forças-tarefa percorrendo todos os campi da UFPR, distribuindo panfletos de chamada da greve de um dia, agitos com caminhão de som, assembleias menores em setores e unidades desta IFES explicativas da situação corrente e outras formas de mobilização - viu-se isto nos dias desta semana?  Vimos cartazes de convocação espalhados em paredes por aí, como o que ilustra esta matéria, colado no térreo do Edifício D. Pedro I.  E então?

Nenhum comentário: