-->

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Eleição do Sinditest 18 meses depois do prazo?


Quem visitar o site do Sinditest hoje lerá ali uma convocatória para uma eleição direta à Diretoria, para um mandato de 3 anos (Maio/2023-Maio/2026). Pelo Estatuto sindical, a eleição deveria ter ocorrido em outubro/2021 (a anterior foi em outubro/2018), mas não houve. A causa dessa gestão “estendida” (ou causas) cabe perguntar à diretoria que permaneceu além do tempo normal de mandato (3 anos), até agora. Porém, não se pode atribuir mais essa prorrogação às medidas preventivas da COVID-19, pois o trabalho presencial na UFPR foi retomado nos primeiros meses de 2022.

Fato é que o site publica um chamado à eleição direta, presencial, para todas as bases do Sinditest existentes no Paraná, nos dias 11 e 12 de maio. Sem mais explicações.

A Comissão Eleitoral formada, presidida pelo militante do CEFURIA Gentil Vieira, homologou em 6 de abril deste ano apenas uma chapa, a única que constará da cédula de votação. Não há chapa(s) de oposição, apenas a de situação (membros da atual gestão “estendida”), acrescida com pessoas da antiga chapa 1 de oposição de outubro/2018.

Na composição da chapa 1 atual, encontramos veteraníssimos do sindicato constituindo a Coordenação principal (geral), como Antonio Neris e Wilson Messias, ambos com uma folha corrida de atividades no Sinditest com não poucos dados complicados. Alguns integrantes da atual diretoria também estão nessa chapa, porém em cargos de menor projeção.

Cabe à base que ainda tiver disposição de ir às urnas nos diversos campi da UFPR, UTFPR e UNILA avaliar em que medida quer conferir legitimação à chapa em sufrágio.

Nenhum comentário: