-->

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

“Centaurus” poderá ser a próxima variante global do coronavírus?


A variante BA.2.75 está crescendo na ìndia, mas taxas de hospitalização até agora estão baixas

Por Ewen Callaway, em “Nature”, de 10/08/2022

Enquanto os países esperam o fim dos surtos de COVID-19 causados pela variante BA.5, os pesquisadores estão na vigia pelo que poderá vir em seguida.

Uma subvariante da variante Omicron, chamada BA.2.75 – apelidada “Centaurus” por alguns nas mídias sociais – está crescendo rapidamente na Índia. Alguns cientistas estão soando o alarme, enquanto outros dizem que ainda é muito cedo para dizer se a variante se disseminará amplamente. Na Índia, ela ainda não parece estar fazendo se elevarem as taxas de hospitalizações e óbitos.

A BA.2.75 foi detectada em mais de 20 países pelo mundo e os pesquisadores ainda estão no aguardo para ver se ela irá substancialmente elevar o número de casos, depois da onda de infecções com a variante BA.5.

Um pântano de estudos sugere que as duas variantes tem mais ou menos capacidades similares de evitar a imunidade conferida pela infecção e pela vacinação. Isto indicaria que a “Centaurus” pode não impulsionar elevação de casos fora da Índia – pelo menos não enquanto a imunidade da população está alta e antes que a variante melhore muitas mutações extras.


Em alerta
A vigilância sobre as variantes do SARS-CoV-2 está se reduzindo em muitos países, mas a Índia parece ser o epicentro da disseminação da BA.2.75. Esta linhagem cheia de mutações evoluiu da subvariante BA.2 da Omicron, que se espalhou largamente no começo de 2022 (ver abaixo a figura “Progressão do Patógeno” - clique na figura para ampliar).


--------------
Fonte: trecho da revista "Nature", de 10/08/2022.
Artigo completo (ingles): 
doi: https://doi.org/10.1038/d41586-022-02154-4

Nenhum comentário: