-->

sexta-feira, 13 de março de 2020

UFPR adota medidas de prevenção ao coronavírus e suspende aulas

A reitoria informa à comunidade da UFPR que passa a adotar dez recomendações de imediato, com base nas orientações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, que se reuniu em 12 de março de 2020.


A situação aponta 77 pessoas confirmadamente infectadas no Brasil, sendo 6 no Paraná e 5 em Curitiba. Não há registro de infecção comunitária no estado do Paraná. Tendo em vista o quadro atual, as dez recomendações da Comissão visam aumentar a proteção e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus sobre a comunidade da UFPR. Recomenda-se sua implementação, a partir de 13 de março de 2020, podendo ser revistas a qualquer momento em virtude do avanço ou retrocesso dos índices de infecção, divulgados pelas fontes oficias brasileiras.

A Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, instaurada via portaria, atua diariamente avaliando, planejando e executando estratégias de prevenção, notificando possíveis casos e acompanhando a situação em todos os municípios onde a UFPR atua.


Microfotografia de um coronavírus (em laranja) saindo de uma célula invadida

No sítio ParanáPortal, consta a informação de que está determinada a suspensão das aulas na UFPR a partir de 16 de março (segunda-feira). Diz o Portal que o prazo inicial dessa suspensão é de 15 dias,


"(...) mas é provável uma continuidade posterior a esse prazo. Os epidemiologistas estipulam um prazo de até dois meses de duração das medidas necessárias para controle da doença. Além disso, foi determinada uma avaliação ao final dessas duas semanas."

"Diretores de setor de todos os campi, pró-reitores e superintendentes da universidade também participam da reunião de emergência. O consenso foi: estão suspensas as atividades didáticas da graduação e pós-graduação. Contudo, os docentes devem solicitar atividades à distância aos estudantes."

No Paraná, a UFPR é a primeira instituição de ensino a suspender as aulas.  UnB e Unicamp já o fizeram há dois dias.
---------------------------------------------
Fontes: com informações da Ass. Comunicação da UFPR e do ParanáPortal.
Foto: Science Magazine (American Association for the Advancement of Science)

Nenhum comentário: