-->

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Incêndio no prédio do DCE da UFPR

Por volta de 13h30 de hoje, o Corpo de Bombeiros foi chamado a debelar foco de incêndio no prédio histórico do DCE da UFPR, situado na esquina das ruas Amintas de Barros e General Carneiro.  Bastante fumaça, mas não se tratava de fogo de grandes dimensões, que foi rapidamente debelado com água do próprio prédio.


Pelas fotos feitas por este Blog, nota-se que o fogo restringiu-se a um canto das dependências do 2. andar do prédio, onde costumam ser realizadas festas estudantis.  Há resíduos queimados do que parecia ser uma pilha de lixo e/ou papeis amontoados nesse canto, cuja combustão enegreceu as paredes contíguas e por pouco não rompeu um cabo de energia elétrica no teto.


O prédio do DCE foi construído no começo dos anos 1960 e originalmente incluía também dependências que hoje são ocupadas pela Biblioteca Central da UFPR (BC).  Depois do golpe militar de 1964 a construção toda foi arrebatada dos estudantes pela ditadura, passando a ser usadas unicamente para sediar órgãos administrativos da UFPR.  Finda a ditadura, o reitor Riad Salamuni em 1986 devolveu o prédio de 5 andares aos estudantes, embora o antigo salão de festas, ao lado, até hoje abrigue a BC.  Atualmente, o 1. andar estava sendo ocupado por serviços administrativos do RU da UFPR e os demais andares acima eram cuidados pelo DCE.


Já faz algum tempo que o reitor Zaki Akel pressiona o DCE para interditar o edifício justificando a necessidade de diversas reformas.  Com o episódio do incêndio, o pró-reitor de administração, presente no local, afirmou que interditará o prédio.

Pelo aspecto da área queimada, é muito provável que o começo do fogo não tenha sido acidental.

Nenhum comentário: