-->

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sindicato pra lutar ou pra fracassar? O fiasco da gestão 2014-2015

Quando a chapa "Sindicato é pra lutar" foi eleita no final de 2013, havia certas esperanças na categoria sobre possíveis conquistas.  Na gestão anterior, presidida por Carla Cobalchini, houve uma longa greve em 2012, que obtivera um acordo razoável de reajustes trianuais, ou seja, não foi uma greve derrotada, alcançou conquistas parciais, tanto em plano nacional como local.  E uma geração de novas lideranças também havia surgido, o que é, genericamente falando, bom para o sindicato.

A realidade da prática política e de métodos da gestão atual, mandato 2014-2015, aponta na direção oposta das esperanças.  Nenhuma conquista objetiva, palpável, mas uma coleção de derrotas e recuos, um verdadeiro fiasco de gestão em todos os sentidos.

A campanha salarial e a greve nacional no começo deste ano foram uma rotunda derrota para os TAE.  Reconhece-se que o governo foi duro na negociação da pauta estritamente financeira mas chegou a fazer ofertas em março com benefícios em outras áreas também reivindicadas pela FASUBRA.  O sectarismo das lideranças ultraesquerdistas jogou no lixo a proposta do Governo Federal, que então retirou-a da mesa de negociação.  Amargamente o que a FASUBRA e os sindicatos de base agora pedem é que o Governo recoloque em negociação a proposta que o PSTU e outras correntes de ultraesquerda desprezaram no começo da greve de 2014. Patético, não é?  Pois isso é fruto da orientação errada tal como prevalece hoje na diretoria do Sinditest. FIASCO!

No plano de conquista de ações judiciais, tem alguma digna de nota? Nada.  Trocaram na surdina o escritório Trindade & Arzeno (contratado via licitação no começo de 2012) pelo escritório comandado pelo presidente estadual do PSTU, dr. Avanilson. Cuja auxiliar direta é uma advogada com registro na OAB-SP, que tem limitações para o exercício pleno da advocacia no estado do Paraná!  Recorrem aos serviços de um advogado novato, recém-formado e muito mal remunerado, segundo fontes asseguraram ao Blog. FIASCO!


Transparência na prestação de contas?  Zero vezes zero! Depois de muito protelar a apresentação do Relatório Final da Auditoria concluída em outubro/2013, a Diretoria PSTUísta do Sinditest foi forçada a fazer uma assembleia em março deste ano. Prometeram implementar de imediato recomendações daquela Auditoria, a qual, destaque-se, achou irregularidades nas transações imobiliárias da gestão Messias (da qual participou a atual presidente Carla), mas foi só conversa pra boi dormir.  NADA foi encaminhado, e o Relatório só foi apresentado em linhas gerais. Entretanto, seu texto vazou.  A Diretoria descumpriu o Estatuto quanto ao prazo de prestação ordinária de contas de 2013 (31/março/2014) e também não realizou assembleia geral para o demonstrativo das receitas e despesas do Fundo de Greve de 2014.  Transparência ZERO. FIASCO!

Mudanças democráticas no Estatuto do Sinditest?  Bagunça, confusão, farsa. Chamaram, através de ao menos três editais diferentes e com pautas diversas, um certo "Congresso" para reformar o Estatuto, ignorando apelos e contribuições das correntes de oposição para que se fizesse um processo democrático e de amplo debate com a base.  Chamaram assembleias em bases territoriais onde não há base legal para fazer no interior do estado. Não publicam nenhum regimento interno do Congresso, não se sabia se havia delegados ou era um vale-tudo.  Aproveitaram a semana da farsa congressual para chamar uma assembleia onde forçaram a filiação do Sinditest a uma "Central" sindical, a Conlutas, que representa menos de 2,5% dos sindicatos do Brasil, mas que irá cobrar religiosamente 5% da arrecadação bruta do Sinditest.  Até agora não foi publicada nenhuma notícia no site do Sinditest informando que mudanças concretas foram operadas no Estatuto sindical nem a maneira e quando isso se deu! FIASCO!

E a luta da EBSERH?  OK, ela foi travada, todos tentamos barrar a proposta pró-privatização vinda do Governo Federal, mas o comando ultra-sectário da Diretoria do Sinditest explodiu todas as pontes possíveis para tentar conversar e persuadir conselheiros vacilantes e indecisos do COUN.  Preferiram todo o tempo só o confronto, botando EBSERHistas convictos no mesmo balaio que os vacilantes. Resultado: derrota! E a EBSERH já está assumindo o HC ainda este ano, abrindo concursos em 2015 para novos servidores celetistas e não estatutários. FIASCO!

Sobre a luta do ACT da FUNPAR? Nem vamos descrever, tantas as burradas cometidas pela Diretoria e sua assessoria jurídica desde abril, levando até a um racha da base FUNPARiana e à suspensão do reajuste desses trabalhadores.  FIASCO!

Não é tudo. Tem muito mais pepinos acontecendo nessa gestão ultraesquerdista PSTUista do Sinditest. É uma diretoria que se diz "defensora dos trabalhadores", que exercita a "democracia operária".  Pois bem, o que sabemos é que de vez em quando o cacete "operário" parece que come lá pras bandas da rua Agostinho Leão, tanto que a Diretoria presidida por Carla está às voltas com sete ou mais processos trabalhistas de ex-funcionários do Sinditest, três deles por assédio moral!!  Quer dizer: mais contas para todos os filiados pagarem, pois dos bolsinhos dos diretores é que não sairá nada para responder por suas patuscadas.


Nós, da oposição aos desmandos políticos, administrativos e financeiros da Diretoria "Sindicato é pra lutar (fracassar)", quando revelamos e denunciamos isso somos tachados de "traidores", "agentes do governo", de "pelegos" e outros adjetivos de mais baixo nível.  Somos vítimas de mentiras e de injúrias publicadas no site e no jornal do sindicato que são pagos por todos nós, e não temos direito de resposta! 

Na oposição há pessoas que já estiveram à frente de muitas lutas, e de muitas conquistas do Sinditest, nesses 22 anos de existência da entidade.  Mas tudo isso é menosprezado pelos novos "reis da cocada preta" do Sinditest, os "donos da verdade" que agem como tiranos que se creem eternos no comando da entidade sindical.  Não são eternos. Não há mal que sempre dure.  A base os lembrará de que ninguém é melhor do que ninguém e chega uma hora em que precisa baixar a bola. E meter o rabo entre as pernas depois de tantos FIASCOS!

Um comentário:

^ernani borelli disse...

com uma diretoria desta, no qual, nao aceita, ponderacoes, cobrancas, de seus filiado, diretoria esta que faz, prestacoes de contas, , como cobrei, na assembleia dos aposentados, , , e e nada falaram, por isto, esta diretoria, , esta acabando, com tudo, o que nos conquistamos, , fora diretoria do PSTU>
PRO