Segundo informações do servidor técnico Luiz Fernando, membro da Comissão Paritária de Consulta (CPC) das entidades que organiza a eleição direta da Reitoria da UFPR, o Conselho Universitário já abriu período de inscrição de chapas, o qual se encerra em 29 de junho. Contudo, a inscrição das chapas junto à CPC somente inicia-se em 25/06, indo também até 29/06. A chapa de situação Zaki Akel/Mulinari já inscreveu-se junto ao CoUn, julgando-se assim habilitada a botar sua campanha na rua, como se vê pela sua faixa azul na foto acima, esticada na entrada do Edifício D. Pedro I, e em vários outros locais da UFPR. A eleição direta está marcada para o final de agosto.
Nas colunas dos prédios da Reitoria também estão colados modestos cartazes amarelos com uma indagação em vermelho: "O que é pra você uma Universidade Pra Valer?", mote que a chapa de oposição Maria Tarcisa/Bona escolheu para incentivar um debate de ideias nessa disputa.
Também vai se notando nas assembleias de greve dos técnicos o posicionamento das diversas lideranças conforme o interesse das candidaturas, em particular os que apoiam o continuísmo de Zaki Akel na Reitoria. É preciso cuidar para que isso não venha a atrapalhar a discussão serena sobre a própria greve e seus rumos.
Enfim, a campanha já vai indo para a rua, como se diz no jargão eleitoral. A CPC infelizmente pouco considerou uma proposta feita por este Blog de impor duras restrições à marquetagem política e à influência do poder econômico na campanha, em termos que privilegiassem antes o debate exaustivo das propostas das candidaturas em vez das frases de efeito, slogans bem-boladinhos, camisetas transadas, figuras coloridinhas - tudo aquilo que se usa para "vender" algo, qualquer coisa, seja um sabonete, seja um candidato. E isto numa Universidade Pública, que deveria ser cenário privilegiado da luta de ideias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário