-->

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Greve da FUNPAR ou greve de todos?

A direção do Sinditest convocou assembleia geral para 19/01, pela manhã, no HC.  Na pauta, a discussão da Medida Provisória 520/2010 e uma proposta de paralisação. A MP 520 propõe criar uma empresa pública (EBSERH) para gerir os recursos humanos terceirizados dos hospitais universitários, e suscitou reações negativas de vários setores por trazer elementos que a tornam muito parecida com a Fundação Estatal de Direito Privado (FEDP).

Neste blog já havíamos levantado a lebre de que a EBSERH poderia ser a FEDP "reciclada", quando lemos a eufórica matéria do site da UFPR, de 09/12/2010, chamada "Solução sobre a contratação de 1.200 funcionários do HC deve sair hoje à tarde".  A matéria da UFPR saiu logo depois de uma assembleia do Sinditest no HC, tendo na mesa o reitor Zaki Akel, a senadora Gleisi, os pelegos Wilson Messias e Dr. Antonio Neris, todos abraçadésimos, comemorando a suposta solução (foto ao lado).  Logo em seguida, publicamos neste blog um questionamento sob o título "A nova 'empresa pública' para funparianos é clone da Fundação Estatal de Direito Privado?".

Pois é, nós, deste modesto blog NaLuta, de oposição sindical à diretoria pelega "Sindicato Para Todos", sem termos frequentado nenhuma reunião nos gabinetes refrigerados de reitorias e ministérios, cantamos a bola.  Agora, está aí a diretoria do Sinditest, aflita porque a "grande solução" para o problema dos trabalhadores da FUNPAR saiu fora do figurino que eles imaginavam e pela qual fizeram montes de rapapés às autoridades.

Ocorre que a diretoria sindical então chama essa assembleia do dia 19.  No HC, para tratar da MP 520 e de uma ideia de paralisação.  Aos demais filiados do Sinditest que são do RJU e esperam que a Diretoria convoque algum debate para começar a organizar a Campanha Salarial de 2011, o que se propõe?  A FASUBRA chama uma parada nas bases das universidades no dia 3/2, mas em torno de toda uma pauta da Campanha Salarial, não apenas pelo problema dos HUs.  O problema dos terceirizados dos HUs é grave, mas não é a única coisa complicada nesse mundo sindical público.  Então, que a pelega diretoria "Sindicato Para Todos" realmente explique a quem está se dirigindo com a sua assembleia de 19/01, com sua proposta (anunciada pelo pelego Messias) de "greve total", e que não se comporte como se fosse única e exclusivamente como um "sindicato do HC", enquanto o resto da UFPR se lixa.

Um comentário:

Antonio Z. disse...

que greve o quê. a preocupação é a casa de praia de xangrilá. pode render uma boa comissão para os hábeis negociadores do sindicato...