Expressão batida aquela do "este é um momento histórico... blá-blá-blá..." Porém, este Primeiro de Janeiro de 2011, em que tomou posse na presidência da República a primeira brasileira, merece de fato ter destacada sua importância e singularidade históricas, sem nenhuma conotação de clichê.
Quando é que, na trajetória toda da República, houve continuidade em mandato de sentido progressista de um presidente? Nunca. E agora estamos em início de um terceiro mandato consecutivo das forças democráticas, progressistas, patrióticas e de esquerda no governo central. O ciclo político favorável ao povo, iniciado por Lula em 2002, tem sua continuidade com o mandato de Dilma até 2014. Neste caso, cabe bem aquele chavão do Lula: "nunca antes na história deste país..."
Mais: Dilma Rousseff elegeu-se no transcurso dos êxitos de um governo democrático e progressista, com amplo apoio popular, e numa situação atual do país que é favorável a seu rápido desenvolvimento, inserido em posição privilegiada num mundo que vive uma crise sistêmica do capitalismo rumo a uma transição no sistema político global.
Por fim, outro aspecto a destacar é exatamente a chegada de uma mulher ao posto principal da República pela primeira vez. Dilma, em seu discurso de posse no Congresso Nacional hoje, já de início sublinhou o ineditismo do fato, a responsabilidade que sobre ela pesará, mas que espera que repercuta na elevação da autoestima de todas as mulheres brasileiras, para que elas acreditem corajosamente em seus potenciais, e que atuem mais nas lutas políticas. A vitória da primeira mulher à Presidência, depois dos êxitos do primeiro operário neste elevado cargo, reveste-se de marcante significado na dura caminhada da nação brasileira rumo ao efetivo avanço civilizatório.
Existem, pois, várias razões para comemorar este começo de Ano Novo, para além das tradicionais festas de virada de ano. Está bem acesa a esperança do povo brasileiro por dias melhores. E a luz dessa esperança não é fugaz como a dos rojões de 1. de janeiro.
-----------------------------------------
Clique aqui para ler o Discurso de Posse de Dilma Rousseff no Congresso Nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário