Já tinha sido mesmo uma eleição online semidesconhecida na UFPR, essa para representantes dos TAE aos Conselhos Superiores (COPLAD, CEPE, Curadores). Tanto que o quorum de participação foi baixíssimo - menos de mil servidores votaram (983 votantes) em alguma das duas chapas ou em branco. Assinale-se que não é preciso ser filiado(a) ao Sinditest para votar. Pouco depois das 17h00 do mesmo dia da eleição, a apuração eletrônica apontou:
* Chapa “#Valoriza TAEs!” - 445 votos
* Chapa “Unidade para avançar” - 457 votos
* Votos em branco/nulos - 81.
Vimos de saber, na tarde de ontem, que a Comissão Eleitoral desse processo (que é nomeada por Portaria do Reitor) cancelou-o. Acolhendo questionamentos da chapa #ValorizaTAE, entre os motivos da anulação estariam:
* Baixíssima divulgação do processo eleitoral (e do método online de votação) na maior parte da UFPR, haja vista o baixo quorum de votantes;
* Recusa do sistema eleitoral eletrônico em aceitar endereços de email que não fossem o institucional Fulano@ufpr.br, mas rejeitando a inscrição de emails também institucionais como os do HC, cerceando o direito ao voto;
* Presença na Comissão Eleitoral de um membro da Diretoria do Sinditest, a qual apoiava a chapa “Unidade para Avançar”;
* Proposição da Comissão Eleitoral à chapa “Unidade para Avançar” para que apresentasse o contraditório, a defesa de suas posições quanto ao pleito, o que foi ignorado pela chapa, num reconhecimento indireto de ocorrência de irregularidade.
Diante desse quadro, a Comissão Eleitoral determinou a anulação da eleição de 28/11 e trabalhos para um novo pleito vão se dar a partir de fevereiro/2024. Uma eleição, enfim, flopada, um fiasco. Mais um nesta atual quadra da Diretoria sindical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário