-->

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Comunidade científica celebra Luciana Santos à frente de Ciência e Tecnologia


Após anúncio do nome da nova ministra de Ciência, Tecnologia & Inovação, lideranças do meio científico e acadêmico destacaram a experiência e o papel estratégico de Luciana na reconstrução da área após desmonte de Bolsonaro

Priscila Lobregatte - Portal Vermelho

A escolha de Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, pelo presidente eleito Lula, para comandar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação gerou uma onda de declarações de apoio, especialmente do mundo acadêmico e científico. A indicação foi comemorada tanto pela importância da representatividade feminina, negra e nordestina no novo governo quanto pela experiência que Luciana tem na área, o que lhe garante conhecimento e interlocução com o setor.

Primeira mulher a ocupar o cargo, Luciana foi secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco e, como deputada federal, integrou a Comissão de Ciência & Tecnologia. É engenheira eletricista, formada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), tendo numerosas experiências no Executivo e no Legislativo.

“É uma política habilidosa, trabalhadora, tem experiência em gestão, é respeitada e interage bem com a comunidade. E tem clareza sobre a importância estratégica de CT&I para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, disse Sérgio Rezende, ex-ministro da pasta entre 2005 e 2010, durante o governo Lula.

Celso Pansera, também ex-ministro de CTI e atual presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), enfatizou: “Pela primeira vez, o Brasil tem uma mulher comandando o MCTI, minha querida amiga Luciana Santos”. Ele completou dizendo que Luciana “será uma ministra à altura da Ciência brasileira”.

Fernando Jucá, secretário de CTI de Pernambuco, destacou que Luciana “tem um diferencial, que a coloca em destaque: a sensibilidade no reconhecimento das pessoas, no reconhecimento de que a gente tem que reduzir as desigualdades sociais”. Além disso, ele salientou a preocupação de Luciana com “todo o aparato de infraestrutura para ciência, tecnologia e inovação, preocupa-se, portanto, com a melhoria da qualidade de vida da população”.

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro declarou ao jornal Folha de S.Paulo: “É uma pessoa empenhada nesse assunto, uma pessoa que conhece e tem interesse”. “Espero que seja uma boa indicação e faça uma boa gestão”, completou.

Nenhum comentário: