Bactérias Gram-negativas E. coli em microfotografia
Um estudo de laboratório desvenda modos pelos quais fármacos não-antibióticos podem contribuir para a resistência a drogas.
Liam Drew – Nature News – 24/01/2023
O surgimento de bactérias patogênicas que são resistentes a antibióticos é comumente atribuído ao uso excessivo de antibióticos tanto em seres humanos como no gado. Mas pesquisadores constatam um outro potencial indutor de resistência: os antidepressivos. Estudando bactérias cultivadas em laboratório, uma equipe de cientistas rastreou agora como os antidepressivos podem disparar a resistência a drogas.
“Mesmo depois de poucos dias de exposição, as bactérias desenvolvem a resistência a drogas, não apenas a um mas a múltiplos antibióticos”, diz o autor sênior Jianhua Guo, que trabalha no Centro Australiano de Biotecnologia Ambiental e da Água, na Universidade de Queensland, em Brisbane. Isto é ao mesmo tempo interessante e assustador, diz ele.
Globalmente, a resistência a antibióticos é uma significativa ameaça de Saúde Pública. Estima-se que 1,2 milhões de pessoas morreram como resultado direto disso em 2019, e prevê-se que esse número irá subir.
Leia o artigo completo (em inglês) aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário