Para conhecer detalhes do processo eleitoral online do dia 29/04, a composição completa das duas chapas e suas propostas, clique aqui.
Uma oportunidade imediata é acompanhar o debate das chapas, que acontece hoje, 3a.feira, 20/04, a partir das 19h00, nos canais de Facebook e Youtube da APUFPR.
As duas chapas estão no campo da esquerda/centro-esquerda. Contudo, desde logo, este Blog posiciona-se claramente em apoio à chapa 1, pelo prosseguimento e aperfeiçoamento da prática da gestão atual do professor Paulo Vieira. Logo abaixo, a composição da chapa [clique na figura para ampliar].
Conhecemos de longa data o militante sindical, sério e sempre afável, Paulo Vieira. Mas, fundamentalmente, o trabalho recente que ele e seus/suas companheiros/as vieram realizando.
A gestão 2019-2021 assumiu o comando da entidade justamente quando principiava a tragédia brasileira do desgoverno Bolsonaro, com seu cortejo de ataques às Universidades Federais e ao serviço público. Desde 2019 foi preciso construir muitos atos de resistência aos criminosos cortes de bolsas e das verbas de custeio da Universidade. Desmascarar e derrotar o privatizante projeto "Future-se" do inepto e semianalfabeto "ministro" fujão Abraham Weintraub. E lá esteve a APUFPR, ombro a ombro com servidores técnicos e estudantes, na praça pública enquanto isso era possível, antes da pandemia. Nos meios virtuais, em 2020, premidos todos pela ameaça da insidiosa COVID-19.
Em outro período destacado, APUFPR, Sinditest e DCE uniram-se fortemente para assegurar a democracia universitária na sucessão da Reitoria. O processo virtual de escolha de reitor/vice - questionado por setores da UFPR, equivocados uns, oportunistas outros - foi pleno de sucesso. Seja na condução transparente e bem organizada, seja na garantia da vitória e posse de uma gestão de Reitoria que assegura a trincheira em defesa da Universidade Pública Gratuita e Democrática, e da Ciência, bastião de resistência aos retrocessos bolsonaristas/guedistas.
Além disso, nesta conturbadíssima quadra da História brasileira, é a Chapa 1 aquela capaz de uma postura de efetiva amplitude política e de sempre esforçar-se por realizar a unidade na ação, acima de sectarismos ou voluntarismos, em aliança com os outros dois segmentos da comunidade universitária assim como com os setores progressistas de toda a sociedade. Uma Frente Ampla em defesa da vida, da democracia, da soberania nacional, da Constituição está como nunca na ordem do dia, antes que o fascismo de fato realize seus intentos de destruir este país como Nação.
Assim, pedimos a simpatia de nossos/as colegas técnico-administrativos/as e dos/das estudantes. Sobretudo, o apoio militante dos/das docentes amigos/as para garantir a vitória da Chapa 1 em 29 de abril. Viva a Chapa 1!
Um comentário:
Vamos por aí então camarada Dodô.
Mesmo assim era bom ter um representante da corrente na discussão das propostas.
Postar um comentário